KDE • Community • Announcements
DOAÇÕES (Por quê?)
paypal

O novo Plasma traz uma interface mais limpa e uma nova plataforma gráfica

Também disponível em:

English | Català | Español | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

Plasma 5 Banner

Plasma 5.0
Plasma 5.0
15 de julho de 2014. O KDE orgulha-se em anunciar a disponibilidade imediata do Plasma 5.0, proporcionando uma experiência no ambiente de trabalho visual atualizada, que será simples de usar e familiar ao usuário. O Plasma 5.0 inicia um novo ciclo importante de versões do espaço de trabalho do KDE. O novo conceito artístico do tema Breeze introduz visuais mais limpos e melhoria na legibilidade. Os fluxos de trabalho centrais foram simplificados, mantendo intactos os padrões de interação conhecidos. O Plasma 5.0 melhora o suporte para telas com altas definições e traz um shell capaz de alternar facilmente entre experiências de usuário para diferentes dispositivos. As mudanças internas incluem a migração para uma plataforma gráfica nova, acelerada por hardware e com foco em uma cena gráfica de OpenGL(ES). O Plasma usa como base o Qt 5 e o Frameworks 5.

As alterações mais importantes desta nova versão incluem:

  • Uma experiência de usuário interativa, atualizada e moderna, com visual mais limpo
    O novo tema Breeze é plano e de alto contraste para o ambiente de trabalho. Está disponível nas variantes claro e escuro. Os desenhos simples e mais monocromáticos e layouts centralizados de forma tipográfica oferecem uma experiência de usuário limpa e mais clara.
  • Desempenho gráfico mais suave, graças a uma plataforma gráfica atualizada
    As interfaces de usuário do Plasma são renderizadas sobre uma cena gráfica de OpenGL ou OpenGL ES, transferindo muitas das tarefas intensivas de renderização para o processador gráfico. Isto permite maiores taxas de atualização e gráficos mais suaves, liberando os recursos do processador principal do sistema.

  • Outras alterações visíveis ao usuário:
    • Shell convergente
      O "shell convergente do Plasma", que carrega o ambiente de trabalho no Plasma 5.0, pode ser estendido para outras experiências do usuário. Ele estabelece a base para uma experiência de usuário convergente que traz uma interface gráfica adequada para um determinado dispositivo alvo. As experiências de uso podem ser mudadas de forma dinâmica durante a execução e permitem uma nova interação com base nos eventos do hardware, como a conexão de um teclado ou mouse.
    • Lançadores modernos
      As interfaces dos lançadores de aplicativos foram remodeladas. Entre as alterações, encontra-se um lançador de aplicativos Kickoff reorganizado, um lançador mais orientado para menus chamado Kicker e uma nova interface para o KRunner, baseada em QtQuick.

    • Melhorias no fluxo de trabalho na área de notificações
      Foi feita uma limpeza na área de notificações, oferecendo agora um visual mais integrado. Menos janelas instantâneas e transições mais rápidas entre o gerenciamento de energia e as configurações de rede, por exemplo, trazendo um padrão de interação com menos distração e melhor coerência visual.
    • Melhor suporte a monitores de alta densidade (high-DPI)
      O suporte a monitores de alta densidade foi melhorado. Muitas partes da interface gráfica agora consideram o tamanho físico do monitor. Isso leva a uma melhor usabilidade e visualização em telas com pixels muito pequenos, como as telas Retina.

    O Guia Visual de Funcionalidades do Plasma 5.0 oferece um passeio sobre o ambiente de trabalho atualizado.

    A arte gráfica do tema Breeze melhora a claridade visual

    Brightness Settings in Plasma 5
    Brightness Settings in Plasma 5
    O novo tema Breeze, que ainda está na sua infância, dá boas-vindas ao usuário com uma interface mais limpa e moderna, que melhora o contraste e reduz a confusão visual por todo o ambiente de trabalho. Um maior peso sobre a tipografia facilita o reconhecimento dos elemento da interface gráfica. Essas alterações trazem um tema padrão mais plano e melhor contraste, de forma a melhorar a claridade visual. O tema Breeze é um novo conceito artístico e está apenas começando a mostrar sua cara. Já está disponível um tema para os componentes do espaço de trabalho, o tema dos widgets tradicionais estão em andamento, e o trabalho sobre um novo tema de ícones também já foi iniciado. A migração para um espaço de trabalho com o tema Breeze completo será gradual, com seus primeiros sinais aparecendo no Plasma 5.0.
    O Plasma 5 traz um maior nível de flexibilidade e consistência para os componentes básicos do ambiente de trabalho. O explorador de widgets, o seletor de janelas e de atividades agora compartilham um esquema de interação comum. Um maior uso de listas verticais em vez de horizontais oferece uma melhor usabilidade. Ao mover o seletor de janelas para o lado da tela, desviará o foco do usuário em direção aos aplicativos e documentos, limpando o cenário para a tarefa em curso.

    Experiência de usuário convergente

    Wallpaper Settings
    Wallpaper Settings
    O novo mecanismo de "Aparência e comportamento" do Plasma 5 permite a troca de componentes, como os seletores de tarefas e de atividades, a tela de bloqueio e autenticação e a janela para "Adicionar widgets". Isso permite uma maior consistência por todos os fluxos de trabalho centrais, melhorando a clareza nos padrões de interação semelhantes e alterando os padrões de interação relacionados para todo o espaço de trabalho de uma vez.
    Acima de tudo isso, o shell do Plasma 5 é capaz de carregar e mudar de experiência de usuário para um determinado dispositivo alvo, introduzindo um shell do espaço de trabalho realmente convergente. O espaço de trabalho demonstrado nesta versão é o Plasma Desktop. Ele representa uma evolução dos paradigmas conhecidos dos computadores desktop e notebooks. Estão em desenvolvimento algumas experiências de usuário para tablets e centrais multimídia como alternativas. Embora o Plasma 5.0 pareça familiar, os usuários notarão uma experiência de usuário mais moderna, consistente e limpa.

    Plataforma gráfica completa e com aceleração por hardware

    Search in Plasma
    Search in Plasma
    O Plasma 5 completa a migração do espaço de trabalho Plasma para o QtQuick. O QtQuick 2 do Qt 5 usa uma cena gráfica de OpenGL(ES) com aceleração por hardware para compor e desenhar os gráficos na tela. Isso permite transferir as tarefas gráficas de desenho para o GPU, liberando recursos na unidade central de processamento do sistema, sendo assim mais rápido e mais eficiente em termos de energia.
    As alterações internas no compositor gráfico e nas plataformas subjacentes preparam o suporte para execução no Wayland, que está planejado para uma versão futura.

    Adequação e atualizações

    New Lock Screen
    New Lock Screen
    O Plasma 5.1 oferece um ambiente de trabalho base com um conjunto de funcionalidades que será suficiente para muitos usuários. A equipe de desenvolvimento concentrou-se nas ferramentas que compõem os fluxos de trabalho principais. Como tal, nem todas as funcionalidades das versões do Plasma 4.x estão disponíveis agora, mas muitas delas estão previstas para retornar nas versões subsequentes. Como em muitos lançamentos de software desta magnitude, podem existir erros que tornem a migração para o Plasma 5 difícil, senão impossível para alguns usuários. A equipe de desenvolvimento gostaria de conhecer os problemas que você encontrou, para que possam ser analisados e corrigidos. Criamos uma lista de problemas conhecidos. Os usuários poderão contar com atualizações de correção mensais, assim como uma versão com novas funcionalidades e outras já conhecidas, na primavera de 2014.
    Com uma plataforma substancialmente nova, algumas falhas e problemas que precisam de tempo para serem resolvidos são esperados na primeira versão estável. O desempenho gráfico é altamente dependente do hardware específico e das configurações de software e padrões de uso. Embora tenha grande potencial, leva algum tempo para que as vantagens sejam aproveitadas. A camada subjacente poderá ainda não estar totalmente pronta para isso. Em diversos cenários, o Plasma 5.0 mostrará um desempenho suave, enquanto em outros, pode ficar comprometido por alguns problemas. Estes poderão e serão resolvidos, mas dependerá muito de componentes como o Qt, Mesa e drivers do hardware gráfico.

    Instalação e envio de críticas e sugestões

    Antes da instalação, recomenda-se a leitura da lista de problemas conhecidos.

    Ending the Plasma Session
    Ending the Plasma Session
    A forma mais fácil de experimentá-lo é usando a ISO do Neon 5, uma imagem com um sistema operacional completo que não precisa ser instalada e que possui as últimas compilações feitas a partir do código-fonte.

    Algumas distribuições já criaram pacotes e outras ainda estão em processo de criação. Para ter uma visão geral dos pacotes da versão 5.0, consulte nossa página wiki sobre os pacotes das distribuições

    Baixe o código-fonte. Você pode instalar o Plasma 5.0 diretamente a partir do código-fonte. Na wiki da comunidade do KDE você pode encontrar algumas instruções para compilá-lo. Lembre-se de que o Plasma 5 não pode ser instalado em conjunto com o Plasma 4.x, sendo necessário desinstalar as versões mais antigas ou instalar em um local separado.

    Você pode fazer sugestões e/ou críticas através do canal de IRC #Plasma, na lista de discussão Plasma-devel ou relatar erros através do bugzilla. O Plasma 5 também é discutido nos Fóruns do KDE. Suas críticas e sugestões são bem-vindas. Se gostou do que a equipe está fazendo, deixe-nos saber disso!

    Apoiando o KDE

    O KDE é uma comunidade de Software Livre que existe e cresce apenas com a ajuda de muitos voluntários que doam parte do seu tempo e esforço. O KDE está sempre procurando novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, tradução, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são apreciadas e bem-vindas. Por favor, leia a Página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Junte-se ao Jogo.

    Sobre o KDE

    KDE é uma equipe tecnológica internacional que cria software livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de groupware e produtividade de escritório, assim como centenas de aplicativos para diversas finalidades, que incluem aplicativos Web e da Internet, multimídia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento de programas. O KDE é traduzido para mais de 60 idiomas e está construído com base em modernos princípios de usabilidade e acessibilidade. Os aplicativos do KDE executam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


    Informações sobre Marcas Registradas. O KDE® e o logotipo do K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é uma marca registrada do Open Group nos Estados Unidos e em outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais citados neste anúncio são de propriedade dos seus respectivos proprietários.


    Contatos de Imprensa

    África
    AJ Venter
    Unit 7B Beauvallon Village
    13 Sandown Road
    West Beach
    Cidade do Cabo
    7441
    África do Sul
    Telefone: +27 83 455 9978
    info-africa@kde.org
    Ásia
    Pradeepto Bhattacharya
    A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
    Plot-4, Sector-3,
    New Panvel,
    Maharashtra.
    Índia 410206

    info-asia@kde.org
    Europa
    Sebastian Kügler
    Meloenstraat 17
    6543 ZE Nijmegen
    Holanda
    Telefone: +31-6-48370928
    info-europe@kde.org
    América do Norte
    Jeff Mitchell
    21 Kinross Rd. #2
    Brighton, MA 02135
    E.U.A
    Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
    info-northamerica@kde.org
    Oceania
    Hamish Rodda
    11 Eucalyptus Road
    Eltham VIC 3095
    Austrália
    Telefone: (+61)402 346684
    info-oceania@kde.org
    América do Sul
    Sandro Santos Andrade
    R. da Gratidão 232, apto 1106-A
    Salvador/BA 41650-195
    Brasil
    Telefone: +55(71)99142-3855
    info-southamerica@kde.org

    Links de navegação global