KDE • Community • Announcements
DOAR (Porquê?)
paypal

KDE nos 20: Plasma 5.8 LTS Beta. Aqui para o Longo Prazo.

Também disponível em:

English | Català | Nederlands | Português | Svenska | Українська


Plasma 5.8 LTS do KDE
Plasma 5.8 LTS do KDE

Terça, 4 de Outubro de 2016. Hoje o KDE lança uma versão beta da sua primeira edição de Suporte a Longo Prazo (LTS) do seu 'software' de ambiente de trabalho de referência, o Plasma. Isto marca o ponto em que os programadores e os 'designers' estão felizes em recomendar o Plasma para a audiência mais abrangente possível, sejam eles utilizadores empresariais ou particulares. Se já experimentou um ambiente de trabalho KDE anteriormente e desistiu, agora é a altura de voltar a tentar - o Plasma é simples por omissão, poderoso onde for necessário.


Funcionalidades Detalhadas do Plasma

Dê uma vista de olhos ao que o Plasma oferece, tendo uma selecção alargada de ofertas sem paralelo em qualquer solução de ambiente de trabalho.

Elementos do Ecrã

Elementos do Ecrã
Elementos do Ecrã

Cubra o seu ecrã com elementos gráficos úteis para o manter a par com o tempo, entretido com banda desenhada ou em auxílio com cálculos.


Obter Coisas Novas

Obter Coisas Novas
Obter Coisas Novas

Transfira papéis de parede, estilos de janelas, elementos gráficos, efeitos do ecrã e dezenas de outros recursos directamente para a sua área de trabalho. Trabalhamos com a nova KDE Store (Loja do KDE) para lhe trazer uma grande selecção de extensões para poder instalar.


Pesquisa no Ambiente de Trabalho

Pesquisa no Ambiente de Trabalho
Pesquisa no Ambiente de Trabalho

O Plasma permitir-lhe-á pesquisar facilmente pelo seu ambiente de trabalho por aplicações, pastas, música, vídeos, ficheiros... tudo o que tiver.


Visual Unificado

Visual Unificado
Visual Unificado

O tema por omissão do Plasma, o Brisa, tem um visual unificado em todos os ambientes de desenvolvimento comuns - Qt 4 & 5, GTK 2 & 3, incluindo mesmo o LibreOffice.


Integração com o Telefone

Integração com o Telefone
Integração com o Telefone

Ao usar o KDE Connect, será notificado no seu ambiente de trabalho se tem alguma mensagem de texto, podendo ainda transferir facilmente os ficheiros, ter a sua música em silêncio durante as chamadas e até mesmo usar o seu telefone como comando à distância.


Configurável ao Infinito

Configurável ao Infinito
Configurável ao Infinito

O Plasma é simples por omissão, mas podê-lo-á personalizar como desejar com elementos gráficos, painéis, ecrãs e estilos novos.


Novo no Plasma 5.8

Grafismo Unificado do Arranque ao Encerramento

Grafismo Unificado do Arranque ao Encerramento
Grafismo Unificado do Arranque ao Encerramento

Esta versão traz um 'design' do ecrã de autenticação completamente novo, que lhe dá uma experiência completa do Brisa desde o arranque até ao encerramento. A disposição foi arrumada e está mais adequada para os computadores pessoais que façam parte de um domínio ou rede empresarial. Embora seja mais leve, também permite uma maior personalização: por exemplo, todos os 'plugins' de papel de parede do Plasma, como as apresentações e os papéis de parede animados, poderão agora ser usados no ecrã de bloqueio.


Suporte a Línguas da Direita para a Esquerda

Suporte a Línguas da Direita para a Esquerda
Suporte a Línguas da Direita para a Esquerda

O suporte para línguas Semitas escritas da direita para a esquerda, como o Hebreu e o Árabe, foi bastante melhorado. O conteúdo dos painéis, da área de trabalho e das janelas de configuração fica espelhado nesta configuração. As barras laterais do Plasma, como o explorador de elementos, o selector de janelas, o gestor de actividades, entre outros, aparecem do lado direito do ecrã.


'Applets' Melhoradas

Controlos Multimédia no Menu de Contexto
Controlos Multimédia no Menu de Contexto

O selector de ecrãs virtuais ("Paginador") e a lista de janelas foram remodelados, usando a nova infra-estrutura de gestão de tarefas que foi introduzida no Plasma 5.7. Isto permite-lhes usar o mesmo conjunto de dados que o gestor de tarefas, melhorando a sua performance e reduzindo o consumo de memória. O selector de ecrãs virtuais também recebeu uma opção para mostrar apenas o ecrã actual nas configurações multi-ecrãs, partilhando também a maior parte do seu código com a 'applet' de selecção de actividades.

O gestor de tarefas ganhou ainda mais funcionalidades de produtividade nesta versão. Os controlos multimédia que apenas estavam disponíveis anteriormente nas dicas do gestor de janelas também estão acessíveis agora nos menus de contexto. Para além de trazer as janelas para a frente durante uma operação de arrastamento e largada, ao largar ficheiros sobre elementos do gestor de tarefas, os mesmo irão agora abri-los na aplicação associada. Por fim, a área das janelas agrupadas poderá agora ser navegada com o teclado e a apresentação do texto das suas legendas foi melhorado.


Atalhos Globais Simplificados

Configuração dos Atalhos Globais
Configuração dos Atalhos Globais

A configuração dos atalhos globais foi simplificada para se focar nas tarefas mais comuns, isto é, o lançamento de aplicações. Ao basear-se na funcionalidade da lista de acções rápidas que foi adicionada nas versões anteriores, poderá definir atalhos globais para ir para tarefas específicas dentro de uma aplicação.

Graças ao nosso esforço no Wayland, podemos finalmente oferecer os chamados "atalhos apenas com modificadores", que lhe permitem abrir o menu de aplicações carregando apenas na tecla Meta. Devido às necessidades comuns, esta funcionalidade também foi migrada para a sessão em X11.

Outras Melhorias

Nova Interface do Plasma Discover
Nova Interface do Plasma Discover

Esta versão vê diversas correcções de erros no suporte multi-ecrãs e, em conjunto com o Qt 5.6.1, deveria melhorar significativamente a sua experiência com as estações de trabalho e os projectores.

O KWin, o gestor de janelas do Plasma, agora permite a composição através do 'llvmpipe', facilitando a instalação em 'hardware' exótico e em sistemas embebidos. Agora que existe uma interface-padrão e amplamente usada nas aplicações para pedirem a desactivação da composição a opção de "Não Direccionar o Ecrã Completo" foi removida. Ela levava normalmente a questões de estabilidade e, por causa disso, já estava desactivada em muitos controladores.

Agora que o Kirigami, o nosso conjunto de componentes versáteis de UI multi-plataforma, foi lançado, temos o prazer de lhe trazer uma versão remodelada do Plasma Discover com base no Kirigami.

Temos novos tipos de letra predefinidos, nomeadamente o Noto da Google, que cobre praticamente todas as escritas disponíveis na norma Unicode, enquanto o nosso tipo de letra monoespaçado Hack é perfeito para programadores e utilizadores de terminais.


Estamos no Wayland!

Plasma no Wayland, agora com suporte para o GTK+
Plasma no Wayland, agora com suporte para o GTK+

O Plasma no Wayland percorreu um longo caminho nos últimos meses. Embora a nossa promessa de suporte de longo prazo não se aplique à camada aplicacional do Wayland em desenvolvimento rápido, pensamos que já está pronta a ser testada por uma maior audiência. Ainda existirão alguns pequenos problemas e funcionalidades em falta, mas já nos encontramos num ponto em que lhe podemos pedir para experimentar e comunicar erros. As melhorias mais notórias nesta versão incluem:

  • O suporte para o 'xdg-shell', i.e. as aplicações do GTK+ são agora suportadas
  • Suporte para ecrãs tácteis muito melhorado
  • Suporte para gestos no rato por toque – a infra-estrutura está lançada, embora ainda não existam muitos gestos por omissão
  • O efeito de "Mensagens Deslizantes" agora é suportado
  • O conteúdo da área de transferência está sincronizado entre as aplicações do X11 e do Wayland

Registo de alterações completo do Plasma 5.8.0 LTS

Imagens Live

A forma mais simples de experimentar é usar uma imagem 'live' que arranque a partir de um disco USB. Poderá encontrar uma lista com as Imagens 'Live' com o Plasma 5 na Wiki da Comunidade do KDE.

Transferências dos Pacotes

Algumas distribuições criaram ou estão em vias de criar pacotes; estes aparecem na nossa página da Wiki.

Pacotes de Código

Poderá instalar o Plasma 5 directamente a partir do código. A 'wiki' da comunidade do KDE tem algumas instruções. Lembre-se que o Plasma 5 não pode ser instalado em conjunto com o Plasma 4.x, pelo que terá de desinstalar as versões mais antigas ou instalá-las num local separado.

Reacções

Poder-nos-á dar as suas reacções e obter actualizações sobre o Facebook, Twitter ou Google+.

Discuta sobre o Plasma 5 no painel do Plasma 5 nos Fóruns do KDE.

Poderá comunicar algumas reacções que através do canal de IRC #Plasma, da lista de correio Plasma-devel ou comunicar erros através do bugzilla. Se gosta do que a equipa está a fazer, comunique-lhes isso!

A sua reacção é altamente bem-vinda.

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206

info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceânia
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Sandro Santos Andrade
R. da Gratidão 232, apto 1106-A
Salvador, BA 41650-195
Brasil
Telefone: +55(71)99142-3855
info-southamerica@kde.org

Itens de navegação global