KDE • Community • Announcements
DOAÇÕES (Por quê?)
paypal

Lançamento do Plasma 5.6 Beta

Também disponível em:

English | Català | Español | Nederlands | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

Plasma 5.6
KDE Plasma 5.6

Quarta-feira, 2 de março de 2016. Hoje o KDE disponibiliza uma atualização beta do ambiente de trabalho, o Plasma 5.6.

Esta versão do Plasma traz muitas melhorias ao gerenciador de tarefas, ao KRunner, às atividades e ao suporte para o Wayland, assim como uma aparência e comportamento mais refinados.


Tema mais limpo do Plasma

Suporte para o esquema de cores do Breeze
Suporte para o esquema de cores do Breeze

O tema padrão do Plasma, o Breeze, agora segue o esquema de cores dos aplicativos, permitindo uma experiência mais personalizada. O novo tema 'Breeze Light', em conjunto com o 'Breeze Dark', podem ser usados para trazer de volta o comportamento anterior. Adicionalmente, as animações das dicas tornaram-se mais discretas.


Gerenciador de tarefas poderoso

Progresso de cópia
Progresso de cópia

O ambiente multitarefa tornou-se ainda mais simples. O gerenciador de tarefas foi aprimorado no Plasma 5.6 e agora mostra o progresso das tarefas, como o download ou a cópia de arquivos.


Controles de mídia Controles de mídia
Controles de mídia no painel e nas dicas

Além disso, ao passar o ponteiro do mouse sobre um reprodutor de música ou de vídeo, serão apresentadas imagens bonitas dos álbuns e controles multimídia, para que não seja necessário deixar o aplicativo que estiver trabalhando. Nosso miniaplicativo para controle de mídias, que aparece durante a reprodução, também recebeu algumas atualizações, como o suporte para vários reprodutores ao mesmo tempo.

Não melhoramos apenas a interação com os aplicativos em execução, mas também o início dos aplicativos que agora é menos intrusivo. Usando as Listas Rápidas, você poderá abrir um aplicativo e ir diretamente para uma tarefa específica. Essa funcionalidade também está presente nos lançadores de aplicativos.


Widgets mais suaves

KRunner Exibição de pastas no Painel
Visual mais suave do KRunner e a Exibição de pastas no Painel

Houve diversas melhorias na aparência global do Plasma nesta versão. O KRunner ganhou suporte para a ação de arrastar e soltar e não possui mais as linhas separadoras para parecer mais suavizado, enquanto os ícones na área de trabalho trocaram o fundo das legendas com cor sólida para um sombreado mais bonito. Os usuários que colocarem um miniaplicativo de pastas no seu painel poderão desfrutar de um arrastar e soltar melhorado, suporte para o botão de voltar com o mouse, assim como a escolha entre uma exibição em lista ou em ícones. Do lado mais técnico, ocorreram muitas pequenas correções na escala para Hi-DPI nesta versão.


Weather

Widget Meteorologia
Widget Meteorologia

Outra funcionalidade que retorna é o widget de previsão meteorológica.


A caminho do Wayland

Wayland
Plasma usando o Wayland

Com o Plasma 5.5, pela primeira vez, foi lançada uma sessão do Wayland para você experimentar. Ainda que o Wayland não seja recomendado para uso diário, já foram feitos alguns avanços significativos:

  • As decorações de janelas são agora suportadas nos clientes do Wayland, fornecendo ao usuário uma experiência mais bonita e unificada;
  • O tratamento de dados de entrada ganhou todas as funcionalidades que já existia no X11, incluindo o 'Foco segue o mouse, o Alt + botão do mouse para mover e redimensionar janelas, etc.;
  • Diferentes layouts de teclado e a possibilidade alternação entre eles.

Previsão técnica dos temas de integração do sistema

Estamos experimentando uma previsão técnica dos temas Breeze para o Plymouth e o Grub, para que o Plasma possa fornecer uma experiência completa do sistema, desde o momento em que liga o seu computador.

Registro completo das alterações feitas no Plasma 5.5.95

Imagens Live

A forma mais simples de experimentar é usando uma imagem live que carrega a partir de um disco USB. Você pode encontrar uma lista de Imagens Live com o Plasma 5 na Wiki do KDE Community.

Download dos pacotes

As distribuições já criaram e outras ainda estão em processo de criação dos pacotes. A lista de pacotes pode ser encontrada na nossa página Wiki.

Pacotes do código-fonte

Você pode instalar o Plasma 5 diretamente a partir do código-fonte. Na wiki da comunidade do KDE você pode encontrar algumas instruções para compilá-lo. Lembre-se de que o Plasma 5 não pode ser instalado em conjunto com o Plasma 4, sendo necessário desinstalar as versões mais antigas ou instalar em um local separado.

Sugestões e comentários

Você pode fazer comentários e obter atualizações no Facebook, Twitter ou Google+.

Participe das discussões sobre o Plasma 5 no na seção do Plasma 5 nos Fóruns do KDE.

Você pode fazer sugestões e/ou críticas aos desenvolvedores através do canal de IRC #Plasma, na lista de discussão Plasma-devel ou relatar erros através do bugzilla. Se gostou do que a equipe está fazendo, deixe-nos saber disso!

Suas sugestões são bem-vindas.

Apoiando o KDE

O KDE é uma comunidade de Software Livre que existe e cresce apenas com a ajuda de muitos voluntários que doam parte do seu tempo e esforço. O KDE está sempre procurando novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, tradução, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são apreciadas e bem-vindas. Por favor, leia a Página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Junte-se ao Jogo.

Sobre o KDE

KDE é uma equipe tecnológica internacional que cria software livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de groupware e produtividade de escritório, assim como centenas de aplicativos para diversas finalidades, que incluem aplicativos Web e da Internet, multimídia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento de programas. O KDE é traduzido para mais de 60 idiomas e está construído com base em modernos princípios de usabilidade e acessibilidade. Os aplicativos do KDE executam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Informações sobre Marcas Registradas. O KDE® e o logotipo do K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é uma marca registrada do Open Group nos Estados Unidos e em outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais citados neste anúncio são de propriedade dos seus respectivos proprietários.


Contatos de Imprensa

For more information send us an email:
press@kde.org

Links de navegação global