KDE • Community • Announcements
DOAR (Porquê?)
paypal

O KDE Lança o Plasma 5.6 Beta

Também disponível em:

English | Català | Español | Nederlands | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

Plasma 5.6
Plasma 5.6 do KDE

Quarta, 02 de Março de 2016. Hoje o KDE disponibiliza uma versão beta da sua área de trabalho, o Plasma 5.6.

Esta versão do Plasma traz muitas melhorias ao gestor de tarefas, ao KRunner, às actividades e ao suporte para o Wayland, assim como como uma aparência e comportamento mais refinados.


Tema Mais Limpo do Plasma

Suporte para o Esquema de Cores do Brisa
Suporte para o Esquema de Cores do Brisa

O tema predefinido do Plasma, o Brisa, agora segue o esquema de cores das aplicações, permitindo uma experiência mais personalizada. O novo tema 'Brisa Claro', em conjunto com o 'Brisa Escuro', podem ser usados para trazer de volta o comportamento anterior. Adicionalmente, as animações das dicas tornaram-se mais subtis.


Gestor de Tarefas Poderoso

Evolução da Cópia
Evolução da Cópia

O ambiente multi-tarefa tornou-se ainda mais simples. O gestor de tarefas melhorado no Plasma 5.6 agora mostra o progresso das tarefas, como a recepção ou cópia dos ficheiros.


Controlos Multimédia Controlos Multimédia
Controlos Multimédia no Painel e nas Dicas

Para além disso, se passar com o cursor do rato sobre um leitor de música ou de vídeo, irá mostrar imagens bonitas dos álbuns e controlos multimédia, para que nunca tenha de deixar a aplicação com que está a trabalhar. A nossa 'applet' de controlo multimédia que aparece durante a reprodução também recebeu algumas actualizações, nomeadamente o suporte para vários leitores em simultâneo.

Não só foi melhorada a interacção com as aplicações em execução, como o início das aplicações é menos intrusivo agora. Usando as Listas Rápidas, poderá lançar uma aplicação e saltar para uma tarefa específica desde logo. Esta funcionalidade também está presente nos lançadores de aplicações.


Elementos Gráficos Mais Suaves

KRunner Área de Pastas no Painel
Visual Mais Limpo do KRunner e Área de Pastas no Painel

Houve diversas afinações ao visual global do Plasma nesta versão. O KRunner ganhou o suporte para o arrastamento e perder as linhas separadoras para parecer mais suavizado, enquanto os ícones no ecrã trocaram o fundo das legendas com cor sólida para um sombreado mais bonito. Os utilizadores que colocarem uma 'applet' de pastas no seu painel poderão desfrutar de um arrastamento melhorado, suporte para o botão de recuo com o rato, assim como a escolha entre uma vista em lista ou em ícones. Do lado mais técnico, ocorreram muitas pequenas correcções à escala Hi-DPI nesta versão.


Weather

Elemento Meteorológico
Elemento Meteorológico

Outra funcionalidade que regressa de antigamente é o elemento gráfico meteorológico.


A caminho do Wayland

Wayland
Plasma a usar o Wayland

Com o Plasma 5.5, pela primeira vez, foi lançada uma sessão do Wayland para poder experimentar. Ainda que ainda não seja recomendado o Wayland como controlo gráfico no dia-a-dia, já foram feitos alguns avanços significativos:

  • As decorações das janelas são agora suportadas nos clientes do Wayland, dando-lhe uma experiência de utilizador mais bonita e unificada
  • O tratamento de dados de entrada ganhou todas as funcionalidades que já tinha no mundo do X11, nomeadamente o 'Foco Segue o Rato', o Alt + botão do rato para mover e dimensionar janelas, etc
  • Diferentes disposições do teclado e mudança das mesmas

Temas de Integração do Sistema da Antevisão Técnica

Está a ser experimentada uma antevisão técnica dos temas Brisa para o Plymouth e o Grub, para que o Plasma lhe possa dar uma experiência do sistema completa logo a partir do momento em que liga o seu computador.

Registo de alterações completo do Plasma 5.5.95

Imagens Live

A forma mais simples de experimentar é usar uma imagem 'live' que arranque a partir de um disco USB. Poderá encontrar uma lista com as Imagens 'Live' com o Plasma 5 na Wiki da Comunidade do KDE.

Transferências dos Pacotes

Algumas distribuições criaram ou estão em vias de criar pacotes; estes aparecem na nossa página da Wiki.

Pacotes de Código

Poderá instalar o Plasma 5 directamente a partir do código. A 'wiki' da comunidade do KDE tem algumas instruções. Lembre-se que o Plasma 5 não pode ser instalado em conjunto com o Plasma 4.x, pelo que terá de desinstalar as versões mais antigas ou instalá-las num local separado.

Reacções

Poder-nos-á dar as suas reacções e obter actualizações sobre o Facebook, Twitter ou Google+.

Discuta sobre o Plasma 5 no painel do Plasma 5 nos Fóruns do KDE.

Poderá comunicar algumas reacções que através do canal de IRC #Plasma, da lista de correio Plasma-devel ou comunicar erros através do bugzilla. Se gosta do que a equipa está a fazer, comunique-lhes isso!

A sua reacção é altamente bem-vinda.

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

Para mais informações, envie-nos um e-mail:
press@kde.org

Itens de navegação global