KDE • Community • Announcements
DOAR (Porquê?)
paypal

O KDE Lança o Plasma 5.2

Também disponível em:

English | Català | Français | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

Terça, 27 de Janeiro de 2015. Hoje o KDE lança a versão Plasma 5.2. Esta versão adiciona um conjunto de novos componentes, muitas funcionalidades novas e correcções de erros.

Plasma 5.2

Novos Componentes

Configuração de múltiplos monitores
Configuração de múltiplos monitores no KScreen

Esta versão do Plasma vem com alguns componentes novos que tornam o seu ambiente de trabalho ainda mais completo:

BlueDevil: uma gama de componentes do ambiente de trabalho para gerir os dispositivos Bluetooth. Irá configurar o seu rato, teclado, enviar & receber ficheiros, assim como sondar os dispositivos acessíveis.

KSSHAskPass: se aceder a computadores com chaves de SSH, mas estas estiverem protegidas com senhas, este módulo dar-lhe-á uma interface gráfica para introduzir essas senhas.

Muon: instale e faça a gestão das aplicações e outras extensões para o seu computador.

Configuração do tema de autenticação (SDDM): o SDDM é agora o gestor de autenticação escolhido para o Plasma, sendo que este novo módulo da Configuração do Sistema permite-lhe configurar o tema.

KScreen: pela primeira vez no Plasma 5, existe um módulo da Configuração do Sistema para configurar o suporte para vários monitores.

Estilo das Aplicações do GTK: este novo módulo permite-lhe configurar os temas das aplicações do Gnome.

KDecoration: esta nova biblioteca torna mais simples e fiável criar temas para o KWin, o gestor de janelas do Plasma. Teve grandes melhorias a nível de memória, performance e estabilidade. Se sentir falta de uma dada funcionalidade, não se preocupe - irá voltar no Plasma 5.3.

Outros destaques

Desfazer as alterações na disposição do ecrã no Plasma

Desfazer as alterações do ecrã
Desfazer as alterações na disposição do ecrã

Ordenação mais inteligente dos resultados no KRunner; carregue em Alt-Espaço para pesquisar mais facilmente no seu computador

Ordenação inteligente no KRunner
Ordenação inteligente no KRunner

O tema da decoração de janelas Brisa adiciona um novo visual ao seu ambiente de trabalho, sendo agora usado por omissão

Nova Decoração de Janelas Brisa
Nova Decoração de Janelas Brisa

Os artistas no grupo de desenho visual tiveram uma dura tarefa com muitos novos ícones do Brisa

Nova Decoração de Janelas Brisa
Mais Ícones do Brisa

Foi adicionado um novo tema de cursores do rato branco para o Brisa.

Novos elementos gráficos do Plasma: puzzle dos 15, navegador Web, mostrar o ecrã

Plasmóide de navegação Web
Plasmóide de navegação Web

Controlos do leitor de áudio no KRunner, carregue em Alt-Espaço e escreva 'next' para mudar a faixa musical

O menu de aplicações alternativo Kicker consegue agora instalar aplicações a partir do menu e adiciona novas funcionalidades de edição do menu.

A nossa funcionalidade de pesquisa no ambiente de trabalho Baloo teve algumas optimizações no arranque. Agora consome 2-3x menos CPU no início. O processador de pesquisas suporta propriedades "type" / "kind", pelo que poderá escrever "kind:Audio" no KRunner para filtrar os resultados de áudio.

No bloqueio do ecrã, foi melhorada a integração com o 'logind', para garantir que o ecrã está devidamente bloqueado antes da suspensão. O fundo do ecrã de bloqueio poderá ser configurado. Internamente, isto tira partido do protocolo Wayland, que será o futuro nos ambientes de trabalho em Linux.

Ocorreu uma grande melhoria no tratamento de vários monitores. O código de detecção de vários monitores foi alterado para usar directamente a extensão XRandR e foram corrigidos diversos erros relacionados com ele.

O menu do painel de Aplicações predefinidas no Kickoff foi actualizado para incluir as Mensagens Instantâneas, o Kontact e o Kate.

Ocorreu o regresso bem-vindo da funcionalidade de activação/desactivação do rato por toque para os teclados de portáteis com essas teclas.

O Brisa irá configurar os temas do GTK no primeiro arranque para ficar igual.

Foram corrigidos cerca de 3000 erros em vários módulos do Plasma.

Registo de alterações completo do Plasma 5.2

Imagens Live

A forma mais simples de o experimentar é com uma imagem Live arrancada a partir de um disco USB. As imagens que usam o Plasma 5.2 beta estão disponíveis para as versões em desenvolvimento do Kubuntu Vivid Beta e do Fedora 21 remix. Esperemos que o Plasma 5 seja escolhido como o ambiente de trabalho por omissão nas distribuições de topo dos próximos meses.

Transferências dos Pacotes

Algumas distribuições criaram ou estão em vias de criar pacotes; estes aparecem na nossa página da Wiki.

Pacotes de Código

Poderá instalar o Plasma 5 directamente a partir do código. A 'wiki' da comunidade do KDE tem algumas instruções. Lembre-se que o Plasma 5 não pode ser instalado em conjunto com o Plasma 4.x, pelo que terá de desinstalar as versões mais antigas ou instalá-las num local separado.

Reacções

Poder-nos-á dar as suas reacções e obter actualizações sobre o Facebook, Twitter ou Google+.

Discuta sobre o Plasma 5 no painel do Plasma 5 nos Fóruns do KDE.

Poderá comunicar algumas reacções que através do canal de IRC #Plasma, da lista de correio Plasma-devel ou comunicar erros através do bugzilla. Se gosta do que a equipa está a fazer, comunique-lhes isso!

A sua reacção é altamente bem-vinda.

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206

info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceânia
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Sandro Santos Andrade
R. da Gratidão 232, apto 1106-A
Salvador, BA 41650-195
Brasil
Telefone: +55(71)99142-3855
info-southamerica@kde.org

Itens de navegação global