Anúncios de LançamentosPlasma 5.13.0

Também disponível em:

English | Català | Italiano | Nederlands | Português | Русский | Svenska | Українська

Plasma 5.13
Plasma 5.13 do KDE

Terça, 12 de Junho de 2018. Hoje o KDE lança a versão de final do Plasma 5.13.0.

A equipa do Plasma esteve a trabalhar de forma intensiva para continuar a tornar o Plasma um ambiente leve e adaptativo que carrega e funciona rapidamente, mas que continua pleno de funcionalidades e com uma aparência arrumada. Foram aplicados os últimos quatro meses a optimizar o arranque e a minimizar a utilização de memória, conferindo um tempo-até-funcionar mais rápido, melhor performance em execução e menor consumo de memória. Algumas funcionalidades básicas, como as mensagens dos painéis, foram optimizadas para que funcionem suavemente mesmo em 'hardware' mais fraco. As nossas equipas de 'design' ainda não descansaram, produzindo gráficos novos e integrados do ecrã de bloqueio e de autenticação.


Navegue pelo registo de alterações completo do Plasma 5.13 para descobrir ainda mais afinações e correcções de erros nesta versão: Registo de alterações completo do Plasma 5.13.0


Novo no Plasma 5.13


Integração do Navegador do Plasma

A Integração com o Navegador do Plasma é um conjunto de funcionalidades novas que permitem ao Firefox e ao Chrome/Chromium funcionarem com o seu ambiente de trabalho. As transferências agora aparecem na área de notificações do Plasma, como se os ficheiros fossem transferidos com o Dolphin. O Plasmóide de Controlos Multimédia consegue agora silenciar e saltar os vídeos dentro do navegador. Poderá enviar uma hiperligação para o seu telemóvel com o KDE Connect. As páginas do navegador podem agora ser abertas directamente dentro do KRunner com o atalho de teclado Alt-Espaço. Para o activar, adicione o 'plugin' relevante na loja de extensões do seu navegador favorito.

Integração do Navegador do Plasma nas Transferências     Integração do Navegador do Plasma nos Controlos Multimédia
Integração do Navegador do Plasma para as Transferências e Controlos Multimédia

Remodelações da Configuração do Sistema

As nossas páginas de configuração foram remodeladas. O Grupo de 'Design' Visual do KDE fez uma revisão a muitas das ferramentas na Configuração do Sistema e estão agora a ser implementadas essas remodelações. Ao usar a plataforma Kirigami do KDE, as páginas ganharam novos visuais agradáveis. O início ocorreu nas ferramentas de temas, que incluem os ícones, os temas do ambiente de trabalho e os temas de cursores. A página do ecrã inicial permite agora obter novos ecrãs iniciais a partir da Loja do KDE. A página de Tipos de Letra agora consegue mostrar antevisões das definições de suavização com sub-pixels.

Tema do Ambiente de Trabalho Configuração dos Tipos de Letra Temas de Ícones
Páginas Remodeladas da Configuração do Sistema

Novo Visual para os Ecrãs de Bloqueio e Autenticação

Os nossos ecrãs de bloqueio e autenticação têm agora um novo visual que mostra o papel de parede da versão actual do Plasma por omissão, usando uma transição que desvanece para um borrão, onde são apresentados os controlos. Isto permite ao ecrã de autenticação ser facilmente usado como um protector de ecrã.

Bloquear o Ecrã Ecrã de Autenticação
Novo Visual do Ecrã de Bloqueio e Autenticação

Efeito de Borrão Melhorado no Menu do Painel
Efeito de Borrão Melhorado no Menu do Painel

Compositor Gráfico

O compositor KWin ganhou muitos efeitos melhorados para os borrões e mudanças de ecrãs. O trabalho no Wayland prosseguiu, com o regresso das regras das janelas, o uso dos Contextos EGL de alta prioridade e o suporte inicial para as capturas e partilhas do ecrã.


Listas do Discover com Classificações, Ícones de Temas e Opções de Ordenação
Listas do Discover com Classificações, Ícones de Temas e Opções de Ordenação

Discover

O Discover, o nosso instalador de aplicações e extensões, tem mais funcionalidades e recebeu algumas melhorias na aparência e comportamento.

Ao usar a nossa plataforma gráfica Kirigami, melhorámos a aparência das listas e das páginas de categorias, que usam barras de ferramentas em vez de grandes imagens de destaque. As listas agora podem ser ordenadas e usam o novo elemento gráfico Cards. As classificações com estrelas são agora apresentadas nas listas e páginas das aplicações. É usado o tema de ícones local para se ajustar melhor ao seu ambiente de trabalho. Todos os meta-dados do AppStream são agora apresentados na página da aplicação, incluindo todos os tipos de URL's.

Tem prosseguido o trabalho nos formatos de aplicações em bloco. O suporte para o Snap agora permite o controlo pelo utilizador das permissões da aplicação, e é possível instalar pacotes Snap que usam o modo clássico. Neste momento, o formato de URL's 'snap://' passou a ser suportado. O suporte para o Flatpak ganhou a possibilidade de escolher o repositório preferido de onde instalar, quando tiver mais de um repositório configurado.


E Muito Mais

As outras alterações incluem:


O GEdit com o Menu na Barra do Título    Elemento Gráfico do Leitor Multimédia Remodelado    Ligar um Monitor Externo
GEdit com o Menu na Barra do Título. Elemento do Leitor Multimédia Remodelado. Janela de Ligação de um Monitor Externo.

Reacções

Poder-nos-á comunicar as suas reacções e receber actualizações no Facebook, Twitter ou Google+.

Discuta sobre o Plasma 5 no painel do Plasma 5 nos Fóruns do KDE.

Poderá comunicar algumas reacções que através do canal de IRC #Plasma, da lista de correio Plasma-devel ou comunicar erros através do bugzilla. Se gosta do que a equipa está a fazer, comunique-lhes isso!

A sua reacção é altamente bem-vinda.

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

For more information send us an email:
press@kde.org