Anúncios de LançamentosPlasma 5.12.0

Também disponível em:

English | Català | Nederlands | Português | Русский | Svenska | Українська

Plasma 5.12
Plasma 5.12 do KDE

Terça, 06 de Fevereiro de 2018. Hoje o KDE lança uma actualização de Feature do Plasma 5, com o número 5.12.0.

O Plasma 5.12 LTS é a segunda versão de suporte a longo prazo da equipa do Plasma 5. Trabalhou-se a fundo com foco na velocidade e estabilidade nesta versão. O tempo de arranque até ao ambiente de trabalho foi melhorado com a revisão do código para tudo o que bloqueie a execução. A equipa tem estado a fazer a triagem e correcção de erros em todos os aspectos da base de código, melhorando o aspecto gráfico, removendo casos-fronteira e garantindo uma integração entre várias plataformas. Pela primeira vez, é oferecida a nossa integração do Wayland no suporte a longo-prazo, para que possa ter a garantia que iremos continuar a oferecer correcções de erros e melhorias na experiência com o Wayland.


Novo no Plasma 5.12 LTS


Mais Fluido e Rápido

O foco de concentração tem sido as melhorias de velocidade e de memória, com esta versão de suporte a longo prazo. O novo Plasma LTS ocupa agora menos CPU e memória que as versões anteriores. O tempo que leva a iniciar uma sessão do ambiente de trabalho Plasma foi reduzido de forma drástica.


Funcionalidades Novas

'Applet' de Meteorologia com a Temperatura
'Applet' de Meteorologia com a Temperatura

Carga do CPU na Actividade do Sistema
Carga do CPU no Monitor do Sistema

Sombras das janelas maiores e centradas na horizontal
Sombras das janelas maiores e centradas na horizontal

A lista de novas funcionalidades no Plasma 5.12 LTS não param com uma performance melhorada. Também poderá ver mais mais além o seguinte:


Discover

Nova página de aplicações do Discover
Nova página de aplicações do Discover

Foram feitas diversas melhorias na interface de utilizador do Discover, a começar por uma remodelação das páginas das aplicações para apresentar todo o 'software' espectacular que poderá instalar. As secções sem navegação da interface agora têm cabeçalhos mais fluídos e as áreas de navegação são mais compactas, permitindo-lhe ver mais aplicações de uma vez. As capturas de ecrã são maiores e permitem a navegação com o teclado. A lista de aplicações instaladas está ordenada alfabeticamente e a interface para configurar as fontes foi arrumada.

O Discover também viu bastantes melhorias na sua estabilidade, assim como no suporte para o Snap e o Flatpak. Ele suporta os URL's apt:// e notificá-lo-á quando um pacote necessitar de reiniciar o sistema após a instalação ou actualização. As distribuições que usam o Discover podem activar as actualizações desligadas da rede e a funcionalidade de actualização da distribuição pode ser usada para obter novas versões das distribuições. O Discover vem com melhor usabilidade nos formatos de telefones (usa a acção principal do Kirigami e tem uma área específica para a pesquisa) e integra os eventos globais do PackageKit nas notificações. Em resumo, o processo de gestão das suas aplicações com o Discover irá parecer muito mais fluído.


Actualizações Contínuas para o Plasma no Wayland

A Configuração do Ecrã Agora Suporta o Wayland

O suporte do Plasma para se executar no Wayland continua a melhorar e está mais adequado para alguns testes mais abrangentes. Vem incluído como Suporte de Longo Prazo pela primeira vez, pelo que serão corrigidos erros na série 5.12 LTS. As funcionalidades novas incluem:

O Plasma no Wayland preocupa-se com a sua visão; como tal, uma funcionalidade exclusiva do Wayland chamada de Cor Nocturna também está disponível. A Cor Nocturna integra com o KWin e remove a luz azul do seu ecrã à noite, funcionando como um equivalente da óptima aplicação Redshift que funciona no X.

Também foi iniciada a implementação de regras das janelas no Wayland, tornando possível um escalonamento de tarefas em tempo-real para manter a interacção reactiva. O XWayland já não é mais necessário para executar o ambiente de trabalho Plasma; contudo, as aplicações que só suportem o X ainda irão tirar partido do mesmo.

Para os que conhecem os detalhes internos do Wayland, os protocolos que foram adicionados são:

Existe também uma mudança de política importante: o 5.12 é a última versão que irá receber desenvolvimentos do KWin no X11. Da versão 5.13 em diante, só serão adicionadas funcionalidades relevantes para o Wayland.

Foi colocado bastante trabalho em tornar o suporte do Wayland no Plasma tão bom quanto possível, mas ainda existem alguns problemas e funcionalidades em falta com algumas configurações de 'hardware', pelo que ainda não se recomenda para usar no dia-a-dia. Poderá obter mais informações na página da Wiki de estado do Wayland.


Navegue pelo registo de alterações completo do Plasma 5.12 LTS para descobrir ainda mais afinações e correcções de erros nesta versão: Registo de alterações completo do Plasma 5.12.0


O Que Há de Novo no Plasma 5.8 LTS

Se tem estado a usar a nossa versão LTS anterior, Plasma 5.8, poderá notar algumas mudanças interessantes quando actualizar para o Plasma 5.12. Todas estas óptimas funcionalidades estão à sua espera:


Antevisões nas Notificações

Antevisão nas Notificações

O sistema de notificações ganhou o suporte para antevisões interactivas que lhe permitem tirar rapidamente uma fotografia e arrastá-la para uma janela de conversação, um compositor de e-mail ou o formulário de um navegador Web. Desta forma, nunca mais terá de sair da aplicação com que anda a trabalhar de momento.


Melhorias no Gestor de Tarefas

Ícone de Áudio e Item do Menu de Contexto do Botão de Silêncio

Devido a uma procura intensa, foi implementada a mudança entre janelas no Gestor de Tarefas com a combinação Meta + número, para cenários multi-tarefa pesados. Da mesma forma, no Gestor de Tarefas existe a capacidade de fixar diferentes aplicações em cada uma das suas actividades. Está alguma aplicação a fazer barulho de fundo enquanto se está a focar numa tarefa em particular? As aplicações que estão a reproduzir áudio neste momento estão marcadas no Gestor de Tarefas de forma semelhante à que é feita nos navegadores Web modernos, em conjunto com um botão para silenciar a aplicação incómoda, de modo a manter-se focado.


Menus Globais

Imagens do Menu Global, da Decoração de Elementos e Janelas

Os Menus Globais voltaram. A funcionalidade pioneira do KDE para separar a barra do menu da janela de aplicação permite o paradigma das interfaces de utilizador novas para os elementos do Plasma, mostrando o seu menu no lugar ou arrumado de forma agradável na barra de janelas. A configuração dos mesmos foi bastante simplificada no Plasma 5.12: assim que adicionar o elemento do Menu Global ou o botão da barra de título, o serviço necessário de segundo plano será iniciado automaticamente. Não é necessário recarregar o ecrã ou carregar nos botões de confirmação!


Pastas Abertas à Passagem

Abertura à Passagem na Área de Pastas
Abertura à Passagem na Área de Pastas

A Área de Pastas é agora a disposição por omissão do ambiente de trabalho. Ao fim de alguns anos a tentar retirar ícones do ecrã, aceitámos o inevitável e mudámos a Área de Pastas para ser o ecrã por omissão, a qual traz alguns ícones por omissão e permite aos utilizadores colocarem os ficheiros ou pastas a que desejam ter acesso. Para isto funcionar foram feitas muitas outras melhorias na Área de Pastas, como a Abertura à Passagem, tornando o arrastamento de ficheiros poderoso e rápido, uma grelha de ícones mais apertada, assim como uma performance bastante melhorada.


Controlos de Música no Ecrã de Bloqueio

Controlos Multimédia no Ecrã de Bloqueio

Foram adicionados controlos multimédia ao ecrã de bloqueio, os quais poderão ser desactivados desde o Plasma 5.12 para privacidade adicional. Para além disso, a música entrará automaticamente em pausa quando o sistema se suspender.


Nova Interface da Configuração do Sistema

Novo Visual da Configuração do Sistema

Foi introduzida uma nova interface de utilizador da Configuração do Sistema que permite um acesso mais simplificado às configurações mais usadas. É o primeiro passo para tornar esta aplicação complexa e frequentemente usada mais fácil de navegar e mais amigável. O novo 'design' é adicionado como uma opção, pelo que os utilizadores que desejam as vistas mais antigas em árvore ou ícones poderão continuar com a sua forma de navegação preferida.


Cofres do Plasma

Cofres do Plasma

O KDE tem um foco sobre a privacidade. A nossa visão é: Um mundo em que todos têm controlo sobre a sua vida digital e que gostam de liberdade e privacidade.

Para os utilizadores que lidam frequentemente com informação sensível, confidencial e privada, o novo Plasma Vault oferece capacidades de encriptação forte de uma forma amigável. O Plasma Vault permite bloquear e codificar conjuntos de documentos, escondendo-os de olhos suspeitos, mesmo quando o utilizador está autenticado. O Plasma Vault alarga a funcionalidade de actividades do Plasma com o armazenamento seguro.


Funcionalidades Detalhadas do Plasma

Dê uma vista de olhos ao que o Plasma oferece - uma selecção alargada de ofertas sem paralelo em qualquer solução de ambiente de trabalho.

Elementos do Ecrã

Elementos do Ecrã
Elementos do Ecrã

Cubra o seu ecrã com elementos gráficos úteis para o manter a par com o tempo, entretido com banda desenhada ou em auxílio com cálculos.


Obter Coisas Novas

Obter Coisas Novas
Obter Coisas Novas

Transfira papéis de parede, estilos de janelas, elementos gráficos, efeitos do ecrã e dezenas de outros recursos directamente para a sua área de trabalho. Trabalhamos com a nova KDE Store (Loja do KDE) para lhe trazer uma grande selecção de extensões para poder instalar.


Pesquisa no Ambiente de Trabalho

Pesquisa no Ambiente de Trabalho
Pesquisa no Ambiente de Trabalho

O Plasma permitir-lhe-á pesquisar facilmente pelo seu ambiente de trabalho por aplicações, pastas, música, vídeos, ficheiros... Se o tiver, o Plasma consegue encontrá-lo.


Visual Unificado

Visual Unificado
Visual Unificado

O tema por omissão do Plasma, o Brisa, tem um visual unificado em todos os ambientes de desenvolvimento comuns - Qt 4 & 5, GTK 2 & 3, incluindo mesmo o LibreOffice.


Integração com o Telefone

Integração com o Telefone
Integração com o Telefone

Com o KDE Connect, poderá obter notificações de novas mensagens de texto no seu ambiente de trabalho, podendo ainda transferir facilmente os ficheiros, ter a sua música em silêncio durante as chamadas e até mesmo usar o seu telefone como comando à distância.


Configurável ao Infinito

Configurável ao Infinito
Configurável ao Infinito

O Plasma é simples por omissão, mas poderoso quando necessário. Podê-lo-á personalizar como desejar com elementos gráficos, painéis, ecrãs e estilos novos.


Reacções

Poder-nos-á comunicar as suas reacções e receber actualizações no Facebook, Twitter ou Google+.

Discuta sobre o Plasma 5 no painel do Plasma 5 nos Fóruns do KDE.

Poderá comunicar algumas reacções que através do canal de IRC #Plasma, da lista de correio Plasma-devel ou comunicar erros através do bugzilla. Se gosta do que a equipa está a fazer, comunique-lhes isso!

A sua reacção é altamente bem-vinda.

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206

info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceânia
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Sandro Santos Andrade
R. da Gratidão 232, apto 1106-A
Salvador, BA 41650-195
Brasil
Telefone: +55(71)99142-3855
info-southamerica@kde.org