KDE • Community • Announcements
DOAR (Porquê?)
paypal

O KDE Lança as Aplicações do KDE 17.12.0

Também disponível em:

English | Català | Nederlands | Português | Svenska | Українська

14 de Dezembro de 2017. O KDE anuncia hoje o lançamento das Aplicações do KDE 17.12.0.

Trabalhamos de forma contínua na melhoria do 'software' incluído na nossa série de Aplicações do KDE, esperando que ache as novas melhorias e correcções de erros úteis!

O que há de novo nas Aplicações do KDE 17.12

Sistema

O Dolphin, o nosso gestor de ficheiros, consegue agora gravar s alterações e limitar a pesquisa apenas às pastas. A mudança dos nomes dos ficheiros agora é mais simples; basta fazer duplo-click no nome do ficheiro. Estão disponíveis mais informações dos ficheiros ao seu dispor, dado que a data de modificação e o URL de origem dos ficheiros transferidos agora aparecem no painel de informações. Para além disso, foram introduzidas novas colunas de Género, Taxa de Dados e Ano de Lançamento.

Gráficos

O nosso visualizador de documentos poderoso Okular ganhou o suporte para os ecrãs HiDPI e para a linguagem Markdown, sendo o desenho dos documentos lentos a carregar mostrado de forma progressiva. Fica agora uma opção disponível para partilhar um documento por e-mail.

O visualizador de imagens Gwenview consegue agora abrir e realçar as imagens no gestor de ficheiros, a ampliação é mais suave, a navegação com o teclado foi melhorada e agora suporta os formatos FITS e TGA da Truevision. As imagens agora são protegidas contra remoções acidentais na tecla Delete quando não estiverem seleccionadas.

Multimédia

O Kdenlive agora usa menos memória ao lidar com projectos de vídeo que incluam muitas imagens, os perfis de 'clips' indirectos foram agora refinados e foi corrigido um erro incómodo relacionado com o salto de um segundo à frente quando se reproduzia para trás.

Utilitários

O suporte para ZIP do Ark na infra-estrutura da 'libzip' foi melhorado. O Kate tem um novo 'plugin' de antevisão que lhe permite ver uma antevisão em directo do documento de texto no formato final, aplicando-se os 'plugins' de KParts disponíveis (p.ex. para o Markdown, SVG, grafos do Dot, UI do Qt ou modificações). Este 'plugin' também funciona no KDevelop.

Desenvolvimento

O Kompare agora oferece um menu de contexto na área das diferenças, permitindo um acesso mais rápido às acções de navegação ou modificação. Se for um programador, poderá descobrir a nova antevisão no local do KUIViewer do objecto UI descrito pelos ficheiros UI do Qt (janelas, elementos gráficos, etc.) bastante útil. Agora também suporta a API de transmissão sequencial do KParts.

Escritório

A equipa do Kontact esteve a trabalhar arduamente na melhoria e afinações do seu trabalho. Muito do esforço foi aplicado na modernização do código, mas os utilizadores irão reparar que a apresentação das mensagens encriptadas foi melhorada e foi adicionado o suporte para o 'text/pgp' e para o Apple® Wallet Pass. Agora existe uma opção para seleccionar a pasta de IMAP durante a configuração das férias, um novo aviso no KMail quando for reaberta uma mensagem de e-mail e a identidade/transporte de correio não forem os mesmos; foi também adicionado um novo suporte para o Microsoft® Exchange™, o suporte para o Nylas Mail e foi melhorada a importação do Geary no 'akonadi-import-wizard', em conjunto com diversas correcções de erros e melhorias gerais.

Jogos

O KTuberling consegue agora chegar a uma audiência mais vasta, já que foi migrado para o Android. O Kolf, KsirK e o Palapeli terminaram a migração dos jogos do KDE para as Plataformas do KDE 5.

Mais Migrações para as Plataformas do KDE 5

Ainda mais aplicações que eram baseadas no 'kdelibs4' foram agora migradas para as Plataformas do KDE 5. Estas incluem o leitor multimédia JuK, o gestor de transferências KGet, o KMix, utilitários como o Sweeper e o KMouth, assim como o KImageMapEditor e o 'IO slave' do Zeroconf. Muito obrigado aos programadores esforçados que se voluntariaram com o seu tempo e esforço para que tudo acontecesse!

Aplicações que passaram para o seu calendário próprio de lançamento

O KStars agora tem o seu próprio calendário de lançamento; veja este anúncio no 'blog' de desenvolvimento. Vale a pena notar que diversas aplicações, como o Kopete e o Blogilo, já não são mais lançadas com a série das Aplicações, dado não terem sido ainda migrados para as Plataformas do KDE 5, ou não são mantidas neste momento.

Eliminação de Erros

Foram resolvidos mais de 110 erros nas aplicações, incluindo o pacote Kontact, Ark, Dolphin, Gwenview, K3b, Kate, Kdenlive, Konsole, Okular, Umbrello e muito mais!

Registo de Alterações Completo

Se quiser saber mais sobre as alterações nesta versão, veja o registo completo das alterações. Ainda que seja um pouco assustadora devido à sua abrangência, o registo de alterações poderá ser uma forma excelente de aprender sobre o funcionamento interno do KDE e para descobrir aplicações e funcionalidades que não sabia que tinha.

Espalhar a Palavra

As contribuições não técnicas desempenham uma parte importante no sucesso do KDE. Enquanto as empresas de aplicações proprietárias têm orçamentos avultados em publicidade para novas versões, o KDE depende normalmente do passa-palavra.

Existem muitas formas de dar suporte ao lançamento das Aplicações do KDE 17.12: poderá comunicar erros, encorajar outros a juntarem-se à Comunidade do KDE ou dar suporte à organização sem fins lucrativos por trás da Comunidade do KDE.

Por favor, espalhe a palavra na Web Social. Envie histórias para páginas de notícias, use canais como o Reddit, Twitter e Facebook; envie imagens para serviços como o Snapchat, Instagram e Google+. Crie capturas do ecrã por vídeo e envie-as para o YouTube, Blip.tv e Vimeo, inclusive transmiti-las em directo pelo Twitch!

Lembre-se de marcar as suas publicações e materiais enviados com o tópico KDE, dado que se torna mais simples de procurar e dá à Equipa de Promoção do KDE uma forma de analisar a cobertura do lançamento das Aplicações do KDE 17.12.

Instalar os Pacotes Binários das Aplicações do KDE 17.12

Pacotes. Alguns distribuidores de SO's Linux/UNIX forneceram simpaticamente alguns pacotes binários do 17.12 para algumas versões das suas distribuições e, em alguns casos, outros voluntários da comunidade também o fizeram. Os pacotes binários adicionais, assim como as actualizações dos pacotes agora disponíveis, poderão aparecer nas próximas semanas.

Localizações dos Pacotes. Para uma lista actualizada dos pacotes binários disponíveis, dos quais a Equipa de Versões do KDE foi informada, visite por favor o Wiki da Comunidade.

Compilar as Aplicações do KDE 17.12

Poderá transferir à vontade o código-fonte completo do 17.12. As instruções de compilação e instalação estão disponíveis na Página de Informações das Aplicações do KDE 17.12.0.

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206

info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceânia
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Sandro Santos Andrade
R. da Gratidão 232, apto 1106-A
Salvador, BA 41650-195
Brasil
Telefone: +55(71)99142-3855
info-southamerica@kde.org

Itens de navegação global