KDE • Community • Announcements
DOAR (Porquê?)
paypal

O KDE Lança as Aplicações do KDE 16.12.0

Também disponível em:

English | Català | Nederlands | Português | Svenska | Українська

15 de Dezembro de 2016. O KDE introduz hoje as Aplicações do KDE 16.12, com uma lista impressionante de actualizações no que respeita a uma melhor facilidade de acesso. A introdução de funcionalidades realmente úteis, bem como a eliminação de alguns problemas menores, faz com que as Aplicações do KDE fiquem um passo mais próximo de lhe oferecer a configuração perfeita para o seu dispositivo.

O Okular, o Konqueror, o KGpg, o KTouch, o Kalzium, entre outros (Notas de Lançamento) foram agora migrados para as Plataformas do KDE 5 e estamos à espera da sua reacção e opiniões sobre as funcionalidades mais recentes que foram introduzidas com esta versão.

No esforço continuado para facilitar a criação das aplicações de forma autónoma, separámos os pacotes 'kde-baseapps', 'kdepim' e 'kdewebdev'. Poderá encontrar os novos pacotes criados no documento das Notas de Lançamento

Foram descontinuados os seguintes pacotes: 'kdgantt2', 'gpgmepp' e 'kuser'. Isto ajudará a equipa a focar-se no restante código.

O editor de som Kwave juntou-se às Aplicações do KDE!

O Kwave é um editor de som, que pode gravar, reproduzir, importar e editar diversos tipos de ficheiros de áudio, incluindo os ficheiros multi-canais. O Kwave inclui alguns módulos para transformar os ficheiros de áudio de diversas formas, apresentando uma vista gráfica com capacidades de ampliação e deslocamento.

O Mundo como papel de parede

O Marble agora inclui tanto um Papel de Parede como um Elemento Gráfico que mostra a hora sobre uma vista de satélite da Terra, com a apresentação do dia/noite em tempo-real. Isto costumava estar disponível para o Plasma 4. Agora foi actualizado para funcionar com o Plasma 5.

Poderá encontrar mais informações no 'blog' de Friedrich W. H. Kossebau.

Ícones emotivos aos montes!

O KCharSelect ganhou a capacidade de apresentar o bloco de Ícones Emotivos (Emojis) do Unicode (assim como outros blocos de símbolos do SMP).

Também ganhou um menu de Favoritos, para que possa colocar como favoritos todos os seus caracteres mais usados.

A Matemática é melhor com o Julia

O Cantor tem uma nova infra-estrutura para o Julia, dando aos seus utilizadores a capacidade de usar os últimos progressos na computação científica.

Poderá descobrir mais informações no 'blog' do Ivan Lakhtanov.

Arquivos avançados

O Ark ganhou várias funcionalidades novas:

  • Poderá agora mudar o nome aos ficheiros e pastas, bem como copiá-los ou movê-los, dentro do pacote
  • Agora é possível seleccionar os algoritmos de compressão e encriptação ao criar os pacotes
  • O Ark consegue abrir agora os ficheiros AR (p.ex. as bibliotecas estáticas *.a do Linux)

Poderá encontrar mais informações no 'blog' do Ragnar Thomsen.

E ainda há mais!

O Kopete ganhou o suporte para a autenticação SASL do X-OAUTH2 no protocolo Jabber, corrigindo também alguns problemas com o 'plugin' de encriptação OTR.

O Kdenlive tem um novo efeito de Rotoscópio, suporte para conteúdo disponível por transferência e um Detector de Movimento actualizado. Também fornece ficheiros Snap e AppImage para uma instalação mais simples.

O KMail e o Akregator podem usar a Navegação Segura do Google para verificar se uma dada ligação a carregar é maliciosa ou não. Ambos adicionaram também de volta o suporte para a impressão (necessita do Qt 5.8).

Controlo Agressivo de Problemas

Foram resolvidos mais de 130 erros nas aplicações, incluindo o Dolphin, Akonadi, KAddressBook, KNotes, Akregator, Cantor, Ark, Kdenlive, entre outros!

Registo de Alterações Completo

Poderá encontrar a lista total das alterações aqui.

Espalhar a Palavra

As contribuições não-técnicas são uma parte importante do sucesso do KDE. Enquanto as companhias de 'software' proprietário têm grandes orçamentos para os lançamentos de novas aplicações, o KDE depende de que as pessoas falem entre si. Mesmo para os que não são programadores de 'software', existem muitas formas de suportar o lançamento das Aplicações do KDE 16.12. Comunique erros. Encoraje as outras pessoas a juntarem-se à Comunidade do KDE. Ou então suporte à organização sem fins lucrativos por trás da comunidade do KDE.

Por favor, espalhe a palavra na Web Social. Envie histórias para páginas de notícias, use canais como o delicious, digg, reddit, twitter, identi.ca. Envie imagens para serviços como o Facebook, Flickr, ipernity e Picasa, publicando-as nos grupos apropriados. Crie capturas do ecrã por vídeo e envie-as para o YouTube, Blip.tv e Vimeo. Por favor, marque as publicações e itens enviados como 'KDE'. Isto torna-as muito fáceis de descobrir, permitindo à equipa de Promoção do KDE uma forma de analisar a cobertura da versão 16.12 da plataforma KDE.

Instalar os Pacotes Binários das Aplicações do KDE 16.12

Pacotes. Alguns distribuidores de SO's Linux/UNIX forneceram simpaticamente alguns pacotes binários do 16.12 para algumas versões das suas distribuições e, em alguns casos, outros voluntários da comunidade também o fizeram. Os pacotes binários adicionais, assim como as actualizações dos pacotes agora disponíveis, poderão aparecer nas próximas semanas.

Localizações dos Pacotes. Para uma lista actualizada dos pacotes binários disponíveis, dos quais a Equipa de Versões do KDE foi informada, visite por favor o Wiki da Comunidade.

Compilar as Aplicações do KDE 16.12

Poderá transferir à vontade o código-fonte completo do 16.12. As instruções de compilação e instalação estão disponíveis na Página de Informações das Aplicações do KDE 16.12.0.

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206

info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceânia
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Sandro Santos Andrade
R. da Gratidão 232, apto 1106-A
Salvador, BA 41650-195
Brasil
Telefone: +55(71)99142-3855
info-southamerica@kde.org

Itens de navegação global