KDE • Community • Announcements
DOAÇÕES (Por quê?)
paypal

O KDE disponibiliza o KDE Applications 16.04.0

Também disponível em:

English | Català | Español | Nederlands | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

20 de Abril de 2016. O KDE lançou hoje o KDE Applications 16.04, com uma lista impressionante variedade de atualizações relacionadas a uma melhor facilidade de acesso. A introdução de funcionalidades realmente úteis, bem como a eliminação de alguns problemas menores, faz com que o KDE Applications fique um passo mais próximo de lhe oferecer a configuração perfeita para o seu dispositivo.

O KColorChooser, o KFloppy, o KMahjongg e o KRDC foram agora portados para KDE Frameworks 5 e estamos aguardando seus comentários sobre as novas funcionalidades introduzidas nesta versão. Também o encorajamos a apoiar o Minuet, que passou a fazer parte do KDE Applications, assim como nos indicar o que mais gostaria de ver.

Novidade mais recente do KDE

Um novo aplicativo foi adicionado à suíte Educacional do KDE. O Minuet é um Software de Educação Musical que lhe oferece suporte completo a MIDI, com controle do tempo, afinação e volume, o que o torna adequado tanto para músicos amadores quanto para profissionais.

O Minuet inclui 44 exercícios para treinamento de ouvido sobre escalas, acordes, intervalos e ritmos, ativa a visualização do conteúdo musical nas teclas do piano e permite a integração transparente dos seus próprios exercícios.

Mais ajuda para você

O KHelpCenter, que antigamente era distribuído com o Plasma, agora integra o KDE Applications.

Uma forte campanha de triagem e limpeza de erros conduzida pela equipe do KHelpCenter resultou em 49 erros resolvidos, muitos dos quais estavam relacionados com a melhoria e no retorno da funcionalidade de pesquisa, que não estava funcionando.

O mecanismo de pesquisa interno dos documentos, que tinha como base o software ht::/dig, foi substituído por um sistema de indexação e pesquisa novo baseado no Xapian, o que leva ao retorno de funcionalidades, como a pesquisa dentro das páginas de manual (man e info) e da documentação fornecida pelo KDE, assim como a adição da funcionalidade de adicionar favoritos para as páginas da documentação.

Com a remoção do suporte para o KDELibs4 e com mais alguma limpeza do código e alguns erros menores, a manutenção do código foi também reorganizada profundamente para lhe apresentar o KHelpCenter de uma forma nova e agradável.

Controlo agressivo de problemas

A suíte Kontact teve um conjunto de 55 erros corrigidos; alguns dos quais estavam relacionados com problemas na definição de alarmes, bem como na importação de e-mails do Thunderbird, na redução do tamanho dos ícones do Skype e do Google Talk na área do Painel de Contatos, algumas soluções alternativas relacionadas com o KMail, como a importação de pastas, as importações de vCards, a abertura de anexos de e-mail em ODF, a introdução de URLs do Chromium e as diferenças no menu Ferramentas com o aplicativo iniciado como componente do Kontact, em comparação com o uso individual, a falta de um item de menu 'Enviar', entre outros. Foi adicionado o suporte para feeds RSS em Português do Brasil, em conjunto com a correção dos endereços dos feeds em Húngaro e Espanhol.

As novas funcionalidades incluem uma remodelação do editor de contatos KAddressbook, um novo tema padrão para cabeçalhos do KMail, melhorias no Exportador de Configurações e uma correção no suporte de Favicons no Akregator. A interface do compositor do KMail foi limpa, em conjunto com a introdução de um novo tema de cabeçalhos padrão do KMail com o tema Grantlee usado na página 'Sobre o KMail', tal como o Kontact e o Akregator. O Akregator agora usa o QtWebKit - um dos mecanismos mais importantes para renderização de páginas Web e execução de código em JavaScript - dado que o mecanismo de renderização Web e o processo de implementação do suporte para o QtWebEngine no Akregator e em outros aplicativos da Suíte Kontact já tinham sido iniciados. Embora diversas funcionalidades já estivessem implementadas como plugins no 'kdepim-addons', as bibliotecas PIM foram divididas em diversos pacotes.

Manipulação de arquivos compactados

O gerenciador de arquivos compactados Ark teve dois erros relevantes corrigidos, sendo que agora ele avisa ao usuário se uma extração falhar devido à falta de espaço na pasta de destino, assim como também não usa toda a memória RAM durante a extração de grandes arquivos com uso da funcionalidade de arrastar e soltar.

O Ark também inclui agora uma caixa de diálogo de propriedades que mostra informações como o tipo de arquivo, o tamanho compactado e não-compactado, os códigos de validação MD5/SHA-1/SHA-256.

O Ark agora também consegue abrir e extrair arquivos RAR sem usar os utilitários não-livres, podendo também abrir, extrair e criar arquivos TAR compactados com os formatos lzop/lzip/lrzip.

O menu e a barra de ferramentas da interface de usuário do Ark foi reorganizada, de forma a melhorar a usabilidade e remover algumas ambiguidades. Agora a barra de status fica oculta por padrão, o que permite aproveitar melhor o espaço da janela.

Mais precisão nas edições de vídeos

O editor de vídeo não-linear Kdenlive tem diversas novas funcionalidades implementadas. O gerador de títulos tem agora uma grade, gradientes, a adição de sombras no texto e o ajuste do espaço entre letras/linhas.

A apresentação integrada dos níveis de áudio permite o fácil monitoramento do áudio no seu projeto, em conjunto com novas camadas do monitor de vídeo que apresentam a taxa de imagens da reprodução, as áreas seguras e as formas de onda de áudio, bem como uma barra de ferramentas com marcadores de posição e um monitor de zoom.

Foi também adicionada uma nova funcionalidade da biblioteca que lhe permite copiar/colar as sequências entre projetos e uma exibição dividida na linha do tempo para comparar e visualizar os efeitos aplicados ao clipe. Um lado da divisão exibe com o efeito e o outro sem ele.

A caixa de diálogo de desenho foi reescrita com uma opção adicional para obter uma codificação mais rápida, produção de arquivos grandes e o efeito de velocidade foi feito também para funcionar com o som.

As curvas nos "keyframes" foram introduzidas para alguns efeitos e agora os seus efeitos preferidos podem ser rapidamente acessados através do widget de efeitos favoritos. Ao usar a ferramenta de corte, agora a linha vertical na linha do tempo irá mostrar a imagem exata onde será efetuado o corte, sendo que os geradores de clipes recém-adicionados permitem-lhe criar clipes de barras de cores e contadores. Além disso, a contagem de utilização do clipe foi reintroduzida no Binário do Projeto, sendo que as miniaturas de áudio também foram reescritas para ficarem muito mais rápidas.

As correções de erros mais importantes incluem o falha inesperada na utilização de títulos (que obriga a usar a última versão do MLT), a correção de problemas que ocorriam quando a taxa de imagens por segundo do projeto são diferentes de 25, as falhas na exclusão de faixas, o modo de sobrescrição com problemas na linha do tempo e os problemas/perdas dos efeitos quando usavam um idioma que tem a vírgula como separador. Além desses problemas, a equipe trabalhou muito para conseguir novas melhorias na estabilidade, no funcionamento e em pequenas questões de usabilidade.

E mais!

O visualizador de documentos Okular traz novas funcionalidades sob a forma de anotações integradas personalizáveis com bordas; a possibilidade de abrir diretamente arquivos incorporados, em vez de apenas permitir gravá-los no disco; e também a apresentação de um índice de marcadores quando os links-filhos estiverem recolhidos.

O Kleopatra introduziu melhorias no suporte ao GnuPG 2.1, com a correção de erros de testes automáticos e atualizações incômodas de chaves provocadas pelo novo layout de diretórios do GnuPG (GNU Privacy Guard). A geração de chaves ECC foi adicionada, incluindo os detalhes da Curva dos certificados ECC. O Kleopatra agora é lançado como um pacote em separado e foi incluído o suporte para arquivos .pfx e .crt. Para resolver as diferenças no comportamento das chaves privadas importadas e nas geradas, o Kleopatra permite-lhe agora mudar a confiança no proprietário para "Definitiva", no caso de chaves privadas importadas.

Registro completo das alterações

A lista completa das alterações pode ser encontrada aqui.

Espalhe a palavra

As contribuições não-técnicas são uma parte importante do sucesso do KDE. Enquanto as empresas de software proprietário têm grandes orçamentos para lançar novos aplicativos, o KDE depende da comunicação entre as pessoas. Há muitas formas de contribuir com o lançamento do KDE Applications 16.04, mesmo para quem não é desenvolvedor de software: Relate os erros encontrados; encoraje outras pessoas a juntarem-se à Comunidade KDE; ou, então, ajude a organização sem fins lucrativos por trás da comunidade do KDE.

Por favor, espalhem a palavra nas redes sociais. Envie histórias para páginas de notícias, use canais como o delicious, digg, reddit e twitter. Envie imagens para serviços como o Facebook, Flickr, ipernity e Picasa, publicando-as nos grupos apropriados. Crie screencasts e envie-os para o YouTube, Blip.tv e Vimeo. Marque as publicações e materiais enviados como 'KDE'. Isso torna-os muito mais fáceis de encontrar, permitindo que a Equipe de Promoção do KDE analise a cobertura do lançamento do KDE Applications 16.04.

Instalando os pacotes binários do KDE Applications 16.04

Pacotes. Alguns distribuidores de sistemas operacionais Linux/UNIX forneceram gentilmente alguns pacotes binários do KDE Applications 16.04 para algumas versões das suas distribuições e, em outros casos, foram criados por voluntários da comunidade. Os pacotes binários adicionais, assim como as atualizações dos pacotes agora disponíveis, poderão aparecer nas próximas semanas.

Locais dos pacotes. Para uma lista atualizada dos pacotes binários disponíveis, de conhecimento do Projeto KDE, visite a Wiki da Comunidade.

Compilando o KDE Applications 16.04

O código-fonte completo do KDE Applications 16.04 pode ser livremente baixado. As instruções para compilação e instalação estão disponíveis na Página de Informações do KDE Applications 16.04.0.

Apoiando o KDE

O KDE é uma comunidade de Software Livre que existe e cresce apenas com a ajuda de muitos voluntários que doam parte do seu tempo e esforço. O KDE está sempre procurando novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, tradução, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são apreciadas e bem-vindas. Por favor, leia a Página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Junte-se ao Jogo.

Sobre o KDE

KDE é uma equipe tecnológica internacional que cria software livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de groupware e produtividade de escritório, assim como centenas de aplicativos para diversas finalidades, que incluem aplicativos Web e da Internet, multimídia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento de programas. O KDE é traduzido para mais de 60 idiomas e está construído com base em modernos princípios de usabilidade e acessibilidade. Os aplicativos do KDE executam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Informações sobre Marcas Registradas. O KDE® e o logotipo do K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é uma marca registrada do Open Group nos Estados Unidos e em outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais citados neste anúncio são de propriedade dos seus respectivos proprietários.


Contatos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206

info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceania
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Sandro Santos Andrade
R. da Gratidão 232, apto 1106-A
Salvador/BA 41650-195
Brasil
Telefone: +55(71)99142-3855
info-southamerica@kde.org

Links de navegação global