KDE • Community • Announcements
DOAR (Porquê?)
paypal

O KDE Lança as Aplicações do KDE 15.04.0

Também disponível em:

English | Català | Español | Français | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

15 de Abril de 2015. Hoje o KDE lançou as Aplicações do KDE 15.04. Com esta versão, um conjunto de 72 aplicações foi migrado para as Plataformas do KDE 5. A equipa tenta ao máximo trazer a melhor qualidade para o seu ambiente de trabalho e para essas aplicações. Como tal, contamos consigo para enviar as suas reacções.

Com esta versão, existem novas adições à lista de aplicações baseadas nas Plataformas do KDE 5, incluindo o KHangMan, Rocs, Cantor, Kompare, Kdenlive, Telepathy para KDE e alguns jogos do KDE.

O Kdenlive é uma das melhores aplicações de edição de vídeo não-linear disponíveis. Terminou recentemente o seu processo de incubação para se tornar um projecto oficial do KDE e foi migrado para as Plataformas do KDE 5. A equipa por trás desta obra de arte decidiu que o Kdenlive deveria ser lançada em conjunto com as Aplicações do KDE. Algumas das funcionalidades novas são a funcionalidade de gravação automática dos novos projectos e uma estabilização de filmes corrigida.

O Telepathy do KDE é a ferramenta para mensagens instantâneas. Foi migrado para as Plataformas do KDE 5 e Qt5 e é um novo membro das Aplicações do KDE. Está praticamente completo, excepto na interface de chamadas de áudio e vídeo, que ainda se encontra em falta.

Sempre que possível, o KDE usa a tecnologia existente, tal como foi feito com o novo KAccounts, que também é usado no SailfishOS e no Unity da Canonical. Dentro das aplicações do KDE, só é usado de momento no Telepathy do KDE. Contudo, no futuro, irá ver uma utilização mais abrangente pelas aplicações, como o Kontact e o Akonadi.

No módulo de Educação do KDE, o Cantor recebeu algumas novas funcionalidades relacionadas com o seu suporte para Python: foi adicionada uma nova infra-estrutura para Python 3 e novas categorias para Obter Coisas Novas. O Rocs foi completamente remodelado: o núcleo de base da teoria dos grafos foi remodelado, a separação das estruturas de dados foi removida e foi introduzido um documento de grafo mais genérico como entidade central dos grafos, assim como foi revista a API de programação para os algoritmos de grafos, que consiste agora apenas numa API unificada. O KHangMan foi migrado para o QtQuick e foi-lhe dado algum embelezamento no processo. Da mesma forma, o Kanagram recebeu um novo modo para 2 jogadores e as letras são agora botões para carregar, podendo à mesma ser escritos como antes.

Para além das típicas correcções de erros, o Umbrello recebeu algumas melhorias de usabilidade e estabilidade desta vez. Para além disso, a funcionalidade para Procurar poderá agora ser limitada por categoria: classe, interface, pacote, operações ou atributos.

Poderá encontrar a lista total das alterações aqui.

Espalhar a Palavra

As contribuições não-técnicas são uma parte importante do sucesso do KDE. Enquanto as companhias de 'software' proprietário têm grandes orçamentos para os lançamentos de novas aplicações, o KDE depende de que as pessoas falem entre si. Mesmo para os que não são programadores de 'software', existem muitas formas de suportar o lançamento das Aplicações do KDE 15.04. Comunique erros. Encoraje as outras pessoas a juntarem-se à Comunidade do KDE. Ou então suporte à organização sem fins lucrativos por trás da comunidade do KDE.

Por favor, espalhe a palavra na Web Social. Envie histórias para páginas de notícias, use canais como o delicious, digg, reddit, twitter, identi.ca. Envie imagens para serviços como o Facebook, Flickr, ipernity e Picasa, publicando-as nos grupos apropriados. Crie capturas do ecrã por vídeo e envie-as para o YouTube, Blip.tv e Vimeo. Por favor, marque as publicações e itens enviados como 'KDE'. Isto torna-as muito fáceis de descobrir, permitindo à equipa de Promoção do KDE uma forma de analisar a cobertura da versão 15.04 da plataforma KDE.

Instalar os Pacotes Binários das Aplicações do KDE 15.04

Pacotes. Alguns distribuidores de SO's Linux/UNIX forneceram simpaticamente alguns pacotes binários das Aplicações do KDE 15.04 para algumas versões das suas distribuições e, em alguns casos, outros voluntários da comunidade também o fizeram. Os pacotes binários adicionais, assim como as actualizações dos pacotes agora disponíveis, poderão aparecer nas próximas semanas.

Localizações dos Pacotes. Para uma lista actualizada dos pacotes binários disponíveis, dos quais a Equipa de Versões do KDE foi informada, visite por favor o Wiki da Comunidade.

Compilar as Aplicações do KDE 15.04

Poderá transferir à vontade o código-fonte completo do 15.04. As instruções de compilação e instalação estão disponíveis na Página de Informações das Aplicações do KDE 15.04.0.

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

For more information send us an email to:
press@kde.org

Itens de navegação global