KDE • Community • Announcements
DOAR (Porquê?)
paypal

O KDE Lança as Aplicações do KDE 14.12

Também disponível em:

English | Català | Español | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Svenska | Українська

17 de Dezembro de 2014. Hoje o KDE lançou as Aplicações do KDE 14.12. Esta versão inclui novas funcionalidades e correcções de erros para mais de uma centena de aplicações. A maioria destas aplicações baseiam-se na Plataforma de Desenvolvimento do KDE 4; algumas já foram convertidas para as novas Plataformas do KDE 5, um conjunto de bibliotecas modulares que se baseiam no Qt5, a última versão desta plataforma aplicacional multi-plataforma.

A Libkface é nova nesta versão; é uma biblioteca que permite a detecção e reconhecimento de caras em fotografias.

O lançamento inclui as primeiras versões baseadas nas Plataformas do KDE 5 do Kate e do KWrite, Konsole, Gwenview, KAlgebra, Kanagram, KHangman, Kig, Parley, KApptemplate e Okteta. Algumas bibliotecas também estão prontas para o uso nas Plataformas do KDE 5: a 'analitza' e a 'libkeduvocdocument'.

O Pacote Kontact está agora em Suporte de Longo Prazo na versão 4.14, enquanto os programadores estão a usar as suas energias para o transpor para as Plataformas do KDE 5

Algumas das novas funcionalidades desta versão incluem:

  • O KAlgebra tem uma nova versão para Android, graças às Plataformas do KDE 5, e consegue agora imprimir os seus gráficos em 3D
  • O KGeography tem um novo mapa para o Bihar.
  • O visualizador de documentos Okular agora tem suporte para a pesquisa inversa de latex-synctex nos ficheiros DVI e tem algumas pequenas melhorias no suporte para o ePub.
  • O Umbrello -- o modelador de UML -- tem muitas novas funcionalidades que são demasiado numerosas para apresentar aqui.

Poderá encontrar a lista total das alterações aqui.

A versão de Abril das Aplicações do KDE 15.04 irá incluir muitas funcionalidades novas, assim como mais aplicações baseadas nas modulares Plataformas do KDE 5.

Espalhar a Palavra

As contribuições não-técnicas são uma parte importante do sucesso do KDE. Enquanto as companhias de 'software' proprietário têm grandes orçamentos para os lançamentos de novas aplicações, o KDE depende de que as pessoas falem entre si. Mesmo para os que não são programadores de 'software', existem muitas formas de suportar o lançamento das Aplicações do KDE 14.12. Comunique erros. Encoraje as outras pessoas a juntarem-se à Comunidade do KDE. Ou então suporte à organização sem fins lucrativos por trás da comunidade do KDE.

Por favor, espalhe a palavra na Web Social. Envie histórias para páginas de notícias, use canais como o delicious, digg, reddit, twitter, identi.ca. Envie imagens para serviços como o Facebook, Flickr, ipernity e Picasa, publicando-as nos grupos apropriados. Crie capturas do ecrã por vídeo e envie-as para o YouTube, Blip.tv e Vimeo. Por favor, marque as publicações e itens enviados como 'KDE'. Isto torna-as muito fáceis de descobrir, permitindo à equipa de Promoção do KDE uma forma de analisar a cobertura da versão 4.12 da plataforma KDE.

Instalar os Pacotes Binários das Aplicações do KDE 14.12

Pacotes. Alguns distribuidores de SO's Linux/UNIX forneceram simpaticamente alguns pacotes binários do 14.12 para algumas versões das suas distribuições e, em alguns casos, outros voluntários da comunidade também o fizeram. Os pacotes binários adicionais, assim como as actualizações dos pacotes agora disponíveis, poderão aparecer nas próximas semanas.

Localizações dos Pacotes. Para uma lista actualizada dos pacotes binários disponíveis, dos quais a Equipa de Versões do KDE foi informada, visite por favor o Wiki da Comunidade.

Compilar as Aplicações do KDE 14.12

Poderá transferir à vontade o código-fonte completo do 14.12. As instruções de compilação e instalação estão disponíveis na Página de Informações das Aplicações do KDE 14.12.0.

Apoiar o KDE

O KDE é uma comunidade de 'Software' Livre que existe e cresce apenas graças à ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre à procura de novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, traduções, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são sinceramente bem-vindas e aceites de bom grado. Por favor leia a página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Juntar-se ao Jogo.

Acerca do KDE

O KDE é uma equipa tecnológica internacional que cria aplicações de 'software' livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de 'groupware' e produtividade no escritório, assim como centenas de aplicações de âmbitos diversos, que incluem aplicações Web e da Internet, multimédia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento aplicacional. As aplicações do KDE são traduzidas em mais de 60 línguas e está construído com princípios de facilidade de utilização e acessibilidade modernos em mente. As aplicações completas do KDE executam de forma nativa no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Notas de Marcas Registadas. O KDE® e o logótipo do Ambiente de Trabalho K ® são marcas registadas do KDE e.V. O Linux é uma marca registada de Linus Torvalds. O UNIX é uma marca registada do Open Group nos Estados Unidos e noutros países. Todas as outras marcas registadas e direitos de cópia referidos neste anúncio são da propriedade dos seus respectivos donos.


Contactos de Imprensa

For more information send us an email:
press@kde.org

Itens de navegação global