KDE • Community • Announcements
DONATE (Why?)
paypal

O KDE disponibiliza a primeira versão Beta do Espaço de Trabalho Plasma, dos Aplicativos e da Plataforma 4.11

Também disponível em:

English | Català | Catalan (Valencian) | Deutsch | Español | Suomi | Français | Italiano | Nederlands | Polski | Português | Português brasileiro | Русский | Svenska | Українська

13 de junho de 2013. Hoje o KDE disponibilizou a primeira versão beta do Espaço de Trabalho, Aplicativos e Plataforma de Desenvolvimento. Com a API, dependências e funcionalidades estabilizadas, o foco da equipe do KDE agora é a correção de erros e pequenos ajustes.

Nova interface de usuário do KWalletManager; alterações no Okular
Nova interface de usuário do KWalletManager; alterações no Okular
A versão 4.11 incluirá os seguintes destaques e muito mais:
  • Qt Quick no Espaço de Trabalho Plasma — O Qt Quick continua a percorrer o seu caminho no Espaço de Trabalho Plasma. O Plasma Quick, as extensões do KDE sobre o Qt Quick, permitem uma integração mais profunda e poderosa entre os aplicativos e os componentes do Plasma. Um dos widgets centrais do Plasma, o gerenciador de tarefas, foi completamente reescrito em Plasma Quick. Ele teve algumas correções de erros durante a transição para a nova versão em QML. O widget Bateria foi remodelado. Agora mostra informações sobre todas as baterias (p.ex., mouse, teclado) de um sistema. Além disso, os ícones da bateria podem agora mostrar um estado de carregamento mais detalhado.
  • Indexação mais rápida do Nepomuk — O mecanismo semântico do Nepomuk recebeu grandes otimizações de desempenho (p.ex., ler os dados é agora 6 ou mais vezes mais rápido). A indexação ocorre em duas etapas: a primeira obtém as informações gerais (como o tipo de arquivo e o nome) de forma imediata; as informações adicionais como as etiquetas MP3, as informações do autor e outras similares são extraídas em uma segunda etapa mais lenta. A apresentação dos metadados é agora muito mais rápida. Além disso, o sistema de backup e restauração do Nepomuk foi melhorado. O sistema também recebeu novos módulos de indexação para documentos, como o ODT ou o DOCX.
  • Melhorias no Kontact — O Kontact recebeu um indexador mais rápido para os seus dados (PIM) com as melhorias no Nepomuk, assim como um novo editor de temas para cabeçalhos de mensagens. A forma como lida com as imagens permite-lhe agora redimensionar as imagens em tempo real. O pacote completo do KDE PIM recebeu um grande conjunto de correções de erros, assim como a forma como opera com os recursos do Google Calendar. O Assistente de Importação PIM permite aos usuários importarem as configurações e os dados do Trojita (cliente de e-mail IMAP em Qt) e obteve melhorias em todos os outros mecanismos de importação.
  • KWin e o caminho para o Wayland — O KWin passou a ter suporte inicial e experimental para o Wayland. Ele também recebeu muitas melhorias de OpenGL, incluindo o suporte para criar um contexto de base do OpenGL 3.1 e alguma robustez, usando a nova funcionalidade oferecida pela extensão GL_ARB_robustness. Diversas otimizações no KWin pretendem reduzir a sobrecarga de CPU e memória na infraestrutura OpenGL. Alguns efeitos da área de trabalho foram reescritos em JavaScript para facilitar a sua manutenção.
Mais informações sobre as melhorias podem ser encontradas em Planos de Funcionalidades para o 4.11. Com o grande número de alterações, as versões prévias do 4.11 precisam de testes aprofundados para manter e melhorar a qualidade e a experiência do usuário. Precisamos dos usuários atuais para manter a alta qualidade do KDE, porque os desenvolvedores simplesmente não conseguem testar todas as configurações possíveis. Contamos com você para nos ajudar a encontrar erros antecipadamente, para que possam ser corrigidos antes da versão final. Por favor, considere juntar-se à equipe do 4.11, instalando a versão beta e comunicando todos os erros encontrados.

Compilação dos programas do KDE 4.11 Beta1

O conjunto de programas do KDE, incluindo todas as suas bibliotecas e aplicativos, está disponível gratuitamente de acordo com as licenças de Código Aberto. O código-fonte do KDE, assim como vários formatos binários, podem ser obtidos em http://download.kde.org ou a partir de um dos principais sistemas GNU/Linux e UNIX dos dias de hoje.

Instalando os pacotes binários do 4.11 Beta1

Pacotes. Alguns distribuidores de sistemas operacionais Linux/UNIX forneceram gentilmente alguns pacotes binários do 4.11 Beta1 (internamente 4.10.80) para algumas versões das suas distribuições e, em outros casos, foram criados por voluntários da comunidade. Os pacotes binários adicionais, assim como as atualizações dos pacotes agora disponíveis, poderão aparecer nas próximas semanas.

Locais dos pacotes. Para uma lista atualizada dos pacotes binários disponíveis, de conhecimento do Projeto KDE, visite a Wiki da Comunidade.

Compilando o 4.11 Beta1

O código-fonte completo do 4.11 Beta1 pode ser livremente baixado. As instruções para compilação e instalação do 4.10.80 estão disponíveis na Página de Informações do 4.10.80.

Apoiando o KDE

O KDE é uma comunidade de Software Livre que existe e cresce apenas com a ajuda de muitos voluntários que doam o seu tempo e esforço. O KDE está sempre procurando novos voluntários e contribuições, sejam elas de código, documentação, tradução, promoção, monetárias, etc. Todas as contribuições são apreciadas e bem-vindas. Por favor, leia a Página de Apoio ao KDE para mais informações ou para se tornar um membro de suporte do KDE e.V., através da nossa nova iniciativa Junte-se ao Jogo.

Sobre o KDE

KDE é uma equipe tecnológica internacional que cria software livre e aberto para computadores e dispositivos móveis. Entre os produtos do KDE encontra-se um ambiente de trabalho moderno para as plataformas Linux e UNIX, pacotes de groupware e produtividade de escritório, assim como centenas de aplicativos para diversas finalidades, que incluem aplicativos Web e da Internet, multimídia, entretenimento, educação, gráficos e desenvolvimento de programas. O KDE é traduzido para mais de 60 idiomas e está construído com base em modernos princípios de usabilidade e acessibilidade. Os aplicativos do KDE executam nativamente no Linux, BSD, Solaris, Windows e Mac OS X.


Informações sobre Marcas Registradas. O KDE® e o logotipo do K Desktop Environment® são marcas registradas do KDE e.V. Linux é uma marca registrada de Linus Torvalds. UNIX é uma marca registrada do Open Group nos Estados Unidos e outros países. Todas as outras marcas registradas e direitos autorais referidos neste anúncio são de propriedade dos seus respectivos proprietários.


Contatos de Imprensa

África
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cidade do Cabo
7441
África do Sul
Telefone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Ásia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
Índia 410206
Telefone: +91-9821033168
info-asia@kde.org
Europa
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
Holanda
Telefone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
América do Norte
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
E.U.A
Telefone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceania
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Austrália
Telefone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
América do Sul
Helio Chissini de Castro
R. Júlio Dias 614, apto 301
Florianópolis/SC 88080-060
Brasil
Telefone: +55(48)8806-0858
info-southamerica@kde.org

Links de navegação global