KDE • Community • Announcements

KDE SC 4.4.0 Caikaku Release Announcement

Also available in: English | Brazilian Portuguese | Español | Estonian | Dutch | Italiano | Slovenian | Svenska | Українська | Français |

KDE Software Compilation 4.4.0 introduz a interface para Netbook, alternador de janelas e um framework de autenticação

KDE Software Compilation 4.4.0 (Codename: "Caikaku") Lançado

9 de Fevereiro de 2010. Hoje a comunidade KDE anuncia a disponibilidade imediata do KDE SC 4.4, "Caikaku", trazendo uma coleção inovadora de aplicações para os usuários de Software Livre. Novas tecnológicas foram introduzidas, incluindo redes sociais e ferramentas de colaboração online, uma nova interface orientada a netbooks e inovações infra-estruturais como o framework de autenticação KAuth. De acordo com o sistema de bugs do KDE, 7293 bugs foram corrigidos e 1433 novas requisições de ferramentas foram implementadas. A comunidade KDE gostaria de agradecer a todos que tornaram o lançamento dessa versão possível.


O ambiente de trabalho Plasma

Leia o Guia Visual para o KDE SC 4.4 para mais detalhes sobre as melhorias no 4.4 ou leia mais para um resumo.

Ambiente de trabalho Plasma introduz ferramentas sociais e para web


O ambiente de trabalho Plasma oferece as funcionalidades básicas que um usuário necessita para iniciar e gerenciar aplicações, arquivos e configurações globais. Os desenvolvedores do ambiente de trabalho KDE entregam-lhe uma nova interface para netbooks, trabalhos artísticos refinados e um melhor fluxo de trabalho para o Plasma. A introdução das ferramentas para serviços sociais online traz a natureza cooperativa da comunidade KDE como um time de Software Livre.


Interação melhorada com o Plasma (download)

  • Plasma Netbook estreia no 4.4.0. Plasma Netbook é uma interface alternativa para o ambiente de trabalho Plasma, especialmente desenhada para um uso ergonômico em netbooks e notebooks menores. O framework Plasma foi desde o início feito com foco nos dispositivos não-desktop também. O Plasma Netbook compartilha diversos componentes com o desktop Plasma, mas é especificamente desenhado para fazer um bom uso do pouco espaço, e para ser também mais recomendado em telas touchscreen. O Plasma Netbook também possui um lançador de aplicações em tela cheia e uma interface de pesquisa, além de um catálogo que oferece diversos componentes (widgets) para mostrar conteúdo da web e pequenas ferramentas já conhecidas do Plasma Netbook.
  • A iniciativa do ambiente de trabalho social traz mais melhorias para o componente Comunidade (comumente chamado de "Social Desktop widget"), permitindo aos usuários enviarem mensagens e encontrarem amigos diretamente do componente. O novo componente "Social News" mostra uma linha do tempo do que está acontecendo na rede social do usuário e o novo componente "Knowledge Base" permite aos usuários procurar por respostas e questões de diferentes provedores incluindo openDesktop.org.
  • A nova funcionalidade do "Alternar janelas" no KWin permite ao usuário agrupar janelas em uma interface com abas, permitindo o gerenciamento de um grande número de aplicações facilmente e eficientemente. Mais melhorias no gerenciamento de janelas incluem arrastar janelas para um lado da tela e maximiza-las soltando-as. O time do KWin também cooperou com os desenvolvedores do Plasma na melhoria da interação entre as aplicações do ambiente de trabalho trazendo animações mais leves e com performance melhorada. Finalmente os artistas podem criar e disponibilizar temas mais facilmente para as janelas graças ao desenvolvimento de um decorador de janelas com a habilidade do uso de gráficos escaláveis.


Gerenciamento de Janelas facilitado (download)

Aplicações do KDE inovam

A comunidade KDE oferece um número enorme, porém fácil de usar, de aplicações. Essa versão introduz uma variedade incremental de melhorias e algumas tecnologias inovadoras.

  • Com essa versão do KDE SC a interface do GetHotNewStuff foi vastamente melhorada, o resultado de um processo de planejamento longo. Esse framework foi criado para permitir que os contrubuidores externos na comunidade KDE se conectassem mais facilmente com os milhões de usuários do seu conteúdo. Os usuários podem fazer o download de dados como novos níveis em KAtomic, novas moléculas ou scripts de melhorias de funcionalidades diretamente na sua aplicação. Novas ferramentas sociais como comentários, dar nota a conteúdos, e tornar-se fã de um produto (que mostrarão as atualizações dos usuários desse produto na sua linha do tempo social). Os usuários podem enviar os resultados da sua própria criatividade para a web de diversas aplicações, eliminando o processo chato de empacotar e enviar manualmente para um website.
  • Dois outros projetos antigos na comunidade KDE amadureceram nessa versão.O Nepomuk, um esforço de pesquisa internacional financiado pela comunidade Européia, atingiu o ponto de estabilidade suficiente e performance. A integração da pesquisa no ambiente de trabalho no Dolphin faz uso do framework semântico Nepomuk para permitir ao usuário na localização e organização dos seus dados. A nova linha do tempo mostra os arquivos usados recentemente organizados cronologicamente. Enquanto isso o time do KDE PIM portou suas primeiras aplicações a favor do uso do novo sistema de armazenamento e busca de dados Akonadi. A aplicação "KDE addressbook" foi reescrita, mostrando uma nova interface em 3 painéis. Uma migração mais substancial das aplicações para essas novas tecnologias é planejada para futuras versões do KDE.
  • Além da integração dessas tecnologias, os diversos times de desenvolvedores melhoraram suas aplicações em diversas maneiras. Os desenvolvedores do KGet adicionaram suporte para comparação de assinaturas digitais e download de arquivos a partir de diversas fontes, O Gwenview agora inclui uma nova ferramenta para importação de fotos fácil. E também, aplicações novas ou totalmente renovadas vêem a luz do dia nessa versão. O Palapeli é um jogo puzzle que permite ao usuário resolver quebra-cabeças no seu computador, os usuários também podem criar e compartilhar seus próprios puzzles. O cantor é uma interface fácil e intuitiva para software estatístico e científico (R, SAGE, e Maxima). O pacote KDE PIM introduz Blogilo, uma nova aplicação para blogging.


Procura no Ambiente de Trabalho integrada com o Gerenciador de arquivos do KDE Dolphin

Plataforma acelera o desenvolvimento

O forte foco em excelentes tecnologias na comunidade KDE resultou em uma das mais completas, consistentes e eficientes plataformas de desenvolvimento existentes. A versão 4.4 introduz diversas novas tecnologias relacionadas à colaboração e redes sociais nas bibliotecas do KDE. Nós provemos alternativas livres, poderosas e flexíveis para as tecnologias existentes, ao invés de prender os usuários a somente usar nossos produtos, nós focamos em habilitar inovações em ambos os lados, seja desktop ou online.

  • A infraestrutura base do software KDE teve uma enorme gama de atualizações. Primeiro de tudo, Qt 4.6 introduz suporte para a plataforma symbian, além disso um novo framework de animações, multitouch e melhor performance. A tecnologia do Ambiente de Trabalho Social introduzidas nas últimas versões foram melhoradas com uma identidade de gerenciamento central e introduz libattica como uma biblioteca de acesso ao web service transparente. O Nepomuk agora usa um backend muito mais estável, fazendo-o a perfeita opção para qualquer metadata, procura ou indexação relacionada nas aplicações.
  • Com KAuth, um novo framework de autenticação foi introduzido. O KAuth provê autenticação segura e elementos relacionados à interface do usuário para desenvolvedores que desejam executar tarefas com privilégios elevados. No Linux, KAuth usa PolicyKit como o seu backend, provendo integração inter-desktop invisível. O KAuth é atualmente usado em alguns poucos diálogos selecionados no "System Settings" e será integrado no Ambiente de Trabalho Plasma e nas aplicações KDE nos próximos meses. O KAuth suporta permissão e revogação de políticas de autorização, armazenamento de senhas e um número de elementos dinâmicos da interface gráfica provendo ajudas visuais (hints) para uso nas aplicações.
  • O Akonadi, o cache de groupware Free Desktop vê sua introdução nas aplicações KDE na sua versão 4.4.0. A aplicação "livro de endereços" é a pioneira no uso da nova infraestrutura Akonadi liberando seu uso com o KDE SC 4.4. O KAddressbook suporta livros de endereços locais como também vários servidores groupware. O KDE SC 4.4.0 marca o início da era-Akonadi no KDE SC, com mais aplicações seguindo nas próxima versões. Akonadi é pensado no sentido de ser uma interface central para emails, contatos, dados de calendários e outras informações pessoais. Ele funciona como um cache transparente para email, servidores groupware e outros recursos online.
Liberalmente licenciado sob a LGPL (permitindo para desenvolvimento proprietário como livre) e multi-platforma (Linux, UNIX, Mac e MS Windows).


A web e as redes sociais no ambiente de trabalho Plasma

Mais mudanças

Como mencionado, acima é somente uma seleção de mudanças e melhorias para o ambiente de trabalho KDE, KDE SC, e framework de desenvolvimento de aplicações KDE. Uma lista mais compreensiva mas ainda incompleta pode ser encontrada no Plano de funcionalidades KDE SC 4.4 no TechBase. Informações sobre aplicações desenvolvidas pela comunidade KDE afora dos pacotes de aplicações KDE podem ser encontradas na Página da familia KDE e no site kde-apps.

Espalhe a notícia e ver o que acontece

A Comunidade KDE encoraja todos para espalhar a notícia na Net. Enviar notícias para sites de informação, utilizar canais como o delicious, digg, reddit, twister, identi.ca. Enviar imagens para serviços como o Facebook, Flickr, ipernity e Picasa e publicá-las adequadas para grupos. Criar e screencasts carregá-las para o YouTube, Blip.tv, Vimeo e outros. Não se esqueça de aplicar a tag no material com o kde tag kde , por isso, é mais fácil para todo mundo encontrar , e para a equipe do KDE para elaborar relatórios de cobertura para o anúncio do KDE 4.4. Ajude-nos a espalhar a notícia, fazer parte dela!

Você pode acompanhar o que está acontecendo em torno do lançamento do KDE 4/4 na Net no novo site da comunidade KDE . Este site agrega o que acontece em identi.ca, twister, youtube, flickr, picasaweb, blogs e muitos outros sites de rede social em tempo real. O livefeed pode ser encontrado em buzz.kde.org .

Digg Reddit
microbuttons
Instalando o KDE 4.4.0

O KDE, incluindo todas as bibliotecas e suas aplicações, está disponível gratuitamente sob licença Open Source. O software do KDE funciona em diversas configurações de hardware, sistemas operacionais e trabalha com qualquer tipo de gerenciador de janelas ou ambiente desktop. Além do Linux e outros sistemas operacionais baseados em UNIX, você pode encontrar versões do KDE para o Microsoft Windows no site KDE no Windows e para o Apple Mac OS X no site KDE no Mac site . São desenvolvidas versões de teste do KDE para várias plataformas móveis como o MS Windows Mobile e Symbian, que podem ser encontradas na web, mas que não tem suporte.
O KDE pode ser obtido na fonte e em vários formatos binários de http://download.kde.org e pode também ser obtido em CD-ROM ou com qualquer dos grandes distribuições Linux.

Pacotes. Alguns distribuidores de Linux têm gentilmente fornecido pacotes binários do KDE 4.4.0 para algumas versões de sua distribuição, e em outros casos os voluntários da comunidade tem feito o mesmo.
Alguns desses pacotes binários estão disponíveis para download gratuito a partir do site do KDE: http://download.kde.org . Os pacotes binários adicionais, bem como atualizações para os pacotes disponíveis, estarão disponíveis nas próximas semanas.

A maioria dos problemas de desempenho com o driver gráfico binário da NVidia foram resolvidos nas últimas versões disponíveis da NVidia. No entanto, devido a recentes mudanças na pilha de gráficos no linux, algumas configurações de hardware e software podem ainda encontrar problemas com o desenho geral velocidade e uma lentidão geral. Entre em contato com o vendedor ou o desenvolvedor do driver da sua distribuição se você se deparar com problemas.

Localizações dos pacotes. Para uma lista atual dos pacotes binários disponíveis de que o projeto tem o KDE sido informado, por favor visite a página de informação do KDE 4.4.0.

Compilando o KDE 4.4.0

O código fonte completo para o KDE 4.4.0 pode ser baixado gratuitamente. Instruções sobre compilação e instalação do KDE 4.4.0 estão disponíveis na página de informações do KDE 4.4.0.

About KDE

KDE is an international technology team that creates free and open source software for desktop and portable computing. Among KDE's products are a modern desktop system for Linux and UNIX platforms, comprehensive office productivity and groupware suites and hundreds of software titles in many categories including Internet and web applications, multimedia, entertainment, educational, graphics and software development. KDE software is translated into more than 60 languages and is built with ease of use and modern accessibility principles in mind. KDE's full-featured applications run natively on Linux, BSD, Solaris, Windows and Mac OS X.


Trademark Notices. KDE® and the K Desktop Environment® logo are registered trademarks of KDE e.V. Linux is a registered trademark of Linus Torvalds. UNIX is a registered trademark of The Open Group in the United States and other countries. All other trademarks and copyrights referred to in this announcement are the property of their respective owners.


Press Contacts

Africa
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cape Town
7441
South-Africa
Phone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Asia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
India 410206
Phone: +91-9821033168
info-asia@kde.org
Europe
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
The Netherlands
Phone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
North America
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
U.S.A
Phone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceania
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Australia
Phone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
South America
Helio Chissini de Castro
R. Júlio Dias 614, apto 301
Florianópolis, SC 88080-060
Brazil
Phone: +55(48)8806-0858
info-southamerica@kde.org

Global navigation links