KDE • Community • Announcements

Anuncio de Lançamento do KDE 4.2.0

Também disponível em: English | Brazilian Portuguese | Català | 简体中文 | Deutsch | Dutch | Español | Français | Gujarati | עברית | Italiano | Malayalam | Polski | Русский | Slovenian | Svenska | Українська |

Comunidade KDE melhora a experiência do usuário com o KDE 4.2

KDE 4.2 (Codename: "A resposta") traz uma experiência melhorada para o ambiente de trabalho, aplicações e plataforma de desenvolvimento

27 de Janeiro de 2009. A Comunidade KDE anuncia hoje a disponibilidade imediata de "A resposta", (t.c.c KDE 4.2.0), mais um passo na evolução do ambiente de trabalho em Software Livre. O KDE 4.2 é desenvolvido sobre a tecnologia introduzida com o KDE 4.0, em Janeiro de 2008. Após o lançamento do KDE 4.1, voltado para usuários casuais, a Comunidade KDE está confiante em finalmente ter desenvolvido um produto adequado para a maioria dos usuários finais.

The KDE 4.2 Desktop
The KDE 4.2 Desktop

Área de Trabalho melhorada

  • Melhorias na interface de usuário do Plasma permitem organizar o seu espaço de trabalho facilmente. Applets novos e melhorados incluem um lançador rápido, informações do tempo, feeds de noticias, quadrinhos e compartilhamento de arquivos rápido via "pastebin". Applets plasma podem ser usados agora sobre o protetor de tela, para deixar uma nota enquanto o dono está ausente por exemplo. O Plasma pode agir adionamente também como um desktop tradicional baseado em gerenciamento de arquivos. Previsualizações para os ícones de arquivos e localizações persistentes dos ícones foram adicionadas.
    O painel Plasma agora agrupa tarefas e mostra múltiplas colunas. A bandeja do sistema melhorada agora mantém sob controle tarefas longas como downloads. Notificações do sistema e também das aplicações são também agrupadas nesta área. Para salvar espaço, os ícones da bandeja do sistema agora podem ser escondidos, e todo o painel agora pode ser automaticamente escondido liberando mais o espaço de tela. Widgets podem ser mostrados tanto em painéis como na Área de Trabalho.

  • KWin oferece um gerenciamento de janelsa harmonioso e eficiente. No KDE 4.2 ele emprega fisica de movimento para oferecer uma sensação natural para os velhos e novos efeitos como o "Cubo" e a "Lâmpada Mágica". O KWin somente habilita os efeitos em sua configuração padrão nos computadores que podem executá-los. Uma configuração mais fácil libera o usuário para selecionar diferentes efeitos como o alternador de janelas, fazendo a mudança de janelas mais eficiente.

  • Novas ferramentas de espaço de trabalho melhoram a produtividade. PowerDevil facilita a vida do usuário de portáteis trazendo uma gestão de energia moderna e não intrusiva para laptops e dispositivos móveis. Ark oferece extração e criação inteligente de arquivos, e as novas ferramentas de impressão permitem ao usuário gerenciar facilmente suas impressoras e trabalhos de impressão.

Além disso, suporte para diversas novas linguagens foi adicionado ao projeto, expandindo o número de usuários usando o KDE na sua língua nativa em aproximadamente 700 milhões de pessoas. Novas linguagens suportadas incluem Árabe, Islandês, Basco, Hebraico, Romeno, Tadjique e diversas línguas Indianas (Bengali Índia, Gujarati, Kannada, Maithili, Marathi) indicando um crescimento de popularidade nessa parte da Asia.


A interface do Plasma no KDE 4.2

Aplicações avançam

  • O Gerenciamento de Arquivos tornou-se rápido e mais eficiente. O gerenciador de arquivos Dolphin agoras tem um slider para ajustar o tamanho dos ícones facilmente. Mais melhorias na interface do usuário incluem dicas de contexto com previsualizações e um novo indicador de capacidade para os dispositivos de mídia removível. Estas mudanças também foram aplicadas para os diálogos de arquivos no KDE, tornando fácil encontrar o arquivo certo.

  • A lista de e-mails do KMail foi retrabalhada por um estudante do Google Summer of Code. O usuário agora pode configurar a visualização de informações adicionais otimizando o fluxo do trabalho para cada pasta individual. Suporte para IMAP e outros protocolos também foi melhorado tornando o KMail mais rápido.

  • Navegação Web torna-se melhor. O browser Konqueror melhora o suporte para scalable vector graphics (SVG) e recebe muitas melhorias de performance. Um novo diálogo de procura torna menos intrusiva a procura dentro de páginas web. Konqueror agora mostra seus favoritos na inicialização.


Gerenciamento de Janelas do KDE 4.2

Plataforma acelera desenvolvimento

  • Suporte para scripts melhorado. Widgets plasma agora podem ser escritos em JavaScript, Python e Ruby. Estes widgets podem ser distribuidos on-line via serviços web e ferramentas de colaboração on-line como OpenDesktop.org. GoogleGadgets agora podem ser usados no Plasma, e o suporte para os Mac OS X dashboard widgets foi melhorado.

  • Versões preliminares de diversas aplicações KDE para Windows e Mac OS X estão disponíveis: algumas aplicações estão nos seus estágios iniciais de qualidade, enquanto outras precisam de algum trabalho adicional no conjunto de recursos implementado. O suporte para OpenSolaris está próximo e a um passo da ser classificado como estável. E o KDE4 no FreeBSD continua evoluindo para a maturidade.

  • Assim que o Qt 4.5 estiver disponível sob os termos da LGPL, ambas as bibliotecas KDE e Qt serão beneficiadas sob os termos dessa licença mais relaxada, criando uma plataforma mais competitiva para o desenvolvimento de software.

Instalando o KDE 4.2.0

KDE, incluindo todas as suas bibliotecas e suas aplicação, estão disponíveis livremente sob os licenças livres. O KDE pode ser obtido em código-fonte e em diversos formatos binários em http://download.kde.org e podem ser também obtido em CD-ROM ou com qualquer uma dos principais sistemas GNU/Linux e UNIX distribuídos hoje.

Empacotadores. Alguns distribuições de OS Linux/UNIX fornecem gentilmente pacotes binários do KDE 4.2.0 para algumas versões de suas distribuições, e em outros casos voluntários de comunidades o fazem. Alguns desses pacotes binários estão disponíveis gratuitamente para download em http://download.kde.org. Pacotes adicionais binários, como também updates para os pacotes disponíveis, serão liberados nas próximas semanas.

Localizações dos pacotes. Para uma lista atualizada dos pacotes binários disponíveis e informados ao projeto, favor visitar a Página de Informações.

Problemas de perfomance com os drivers binários da NVidia são resolvidos com a última versão beta dos drivers disponíveis no sítio web da NVidia.

Compilando o KDE 4.2.0

O Código-Fonte completo do KDE 4.2 pode ser baixado livremente. Instruções de compilação estão disponíveis na Página de Informações.

Espalhe para o mundo

O time KDE encoraja todos a espalhar este lançamento para o mundo através dos serviços da Web Social. Envie artigos para websites, use canais como Orkut, delicious, digg, reddit, twitter, identi.ca. Envie capturas de tela para serviços como Facebook, FlickR, ipernity e Picasa e poste-os nos seus devidos grupos. Crie vídeos e envie para o YouTube, Blip.tv, Vimeo e outros. Não esqueça de colocar a tag kde42 no seu material, assim fica mais fácil para todos encontrarem o material, e para o time KDE compilar os relatórios de mídia deste Anuncio de Lançamento do KDE 4.2. Esta é a primeira vez que o time do KDE está tentando um esforço coordenado no uso de ferramentas sociais para a promoção do projeto. Nos ajude a espalhar a mensagem, seja parte disso!

Nos fórums web, infome as pessoas sobre os novos recursos do KDE, ajude os outros a conhecer o novo ambiente de trabalho, e nos ajude a espalhar esta notícia.

About KDE

KDE is an international technology team that creates free and open source software for desktop and portable computing. Among KDE's products are a modern desktop system for Linux and UNIX platforms, comprehensive office productivity and groupware suites and hundreds of software titles in many categories including Internet and web applications, multimedia, entertainment, educational, graphics and software development. KDE software is translated into more than 60 languages and is built with ease of use and modern accessibility principles in mind. KDE's full-featured applications run natively on Linux, BSD, Solaris, Windows and Mac OS X.


Trademark Notices. KDE® and the K Desktop Environment® logo are registered trademarks of KDE e.V. Linux is a registered trademark of Linus Torvalds. UNIX is a registered trademark of The Open Group in the United States and other countries. All other trademarks and copyrights referred to in this announcement are the property of their respective owners.


Press Contacts

Africa
AJ Venter
Unit 7B Beauvallon Village
13 Sandown Road
West Beach
Cape Town
7441
South-Africa
Phone: +27 83 455 9978
info-africa@kde.org
Asia
Pradeepto Bhattacharya
A-4 Sonal Coop. Hsg. Society
Plot-4, Sector-3,
New Panvel,
Maharashtra.
India 410206
Phone: +91-9821033168
info-asia@kde.org
Europe
Sebastian Kügler
Meloenstraat 17
6543 ZE Nijmegen
The Netherlands
Phone: +31-6-48370928
info-europe@kde.org
North America
Jeff Mitchell
21 Kinross Rd. #2
Brighton, MA 02135
U.S.A
Phone: +1 (762) 233-4KDE (4533)
info-northamerica@kde.org
Oceania
Hamish Rodda
11 Eucalyptus Road
Eltham VIC 3095
Australia
Phone: (+61)402 346684
info-oceania@kde.org
South America
Helio Chissini de Castro
R. Júlio Dias 614, apto 301
Florianópolis, SC 88080-060
Brazil
Phone: +55(48)8806-0858
info-southamerica@kde.org

Global navigation links